VÍDEO: Papa Francisco retira insistentemente a mão para impedir que os fiéis beijem seu anel episcopal

Por RT - Publicado: 26 de março de 2019 15:08 GMT

O pontífice faz uma sucessão de gestos peculiares diante dos fiéis que o procuraram para cumprimentá-lo no final de uma missa na segunda-feira em um santuário italiano. Não é a primeira vez que ocorrem cenas semelhantes.

VÍDEO: Papa Francisco retira insistentemente a mão para impedir que os fiéis beijem seu anel episcopal
Papa Francisco durante a sua visita ao santuário da Santa Casa em Loreto, Itália, 25 de março de 2019
Yara Nardi / Reuters



Parece que ele não gosta que o Papa Francisco seja beijado pelo anel episcopal. Pelo menos isso é deduzido do vídeo na segunda-feira em que o pontífice impede os fiéis de se aproximarem dele na conclusão de uma missa.
Na gravação, filmada por cadeia italiano Tgcom 24 durante sua visita ao santuário da Santa Casa de Loreto (Itália), a mais alta autoridade da Igreja Católica removido, uma e outra vez, para evitar que os fiéis vão beijar a mão . E não é a primeira vez que ocorre durante o seu papado.

Qual é o anel episcopal?

O anel episcopal (ou do pescador) é um dos símbolos tradicionais da autoridade papal.
O atributo, mencionado pela primeira vez no século VII, tornou-se indispensável para o século XII. A partir desse momento, um novo anel é criado para cada papa, que será destruído após a morte do pontífice.
No plano simbólico, o anel incorpora o casamento espiritual do papa com a Igreja. Ele é bem descrito pelas palavras proferidas durante a consagração episcopal: "Receber este anel, sinal de fidelidade e permanecer fiel à Igreja, santa esposa de Deus".
O beijo ao anel do Pescador, também conhecido por seu nome em italiano, "baciamano", é uma tradição que simboliza a homenagem ante a figura do Papa, máximo representante da Igreja Católica.

Besar el anillo es símbolo de pleitesia y sumisión, el papa no lo acepta, el jefe de protocolo les recuerda que no deben hacerlo, ni arrodillarse frente a él, pero la gente lo ignora.
Es ya habitual que el papa sostenga a gente que hace el ademán de arrodillarse.

Ver los otros Tweets de EL MENTALISTA

Por que o Papa Francisco rejeita o gesto?

Como diz Edward Pentin, vaticanista e correspondente em Roma do jornal americano National Catholic Register, não é a primeira vez que o pontífice retira a mão diante de um leigo que quer beijar o anel do Pescador.
"É algo que ele faz regularmente durante o seu pontificado, embora não tão insistentemente quanto hoje", observa Pentin.
De fato, um incidente semelhante ocorreu em janeiro passado no Peru, durante a cerimônia de despedida do pontífice depois de sua visita ao país andino. O papa Francisco evitou a tentativa do presidente da república, Pedro Pablo Kuczynski, de beijar o anel retirando sua mão.
No entanto, no início de seu pontificado, ele autorizou essa forma de reverência . Assim, em abril de 2014, um ano após a chegada de Francisco, os reis da Espanha na época, Juan Carlos e Sofia, cumprimentaram -no beijando o anel do pescador.
O mesmo aconteceu durante a visita do Papa ao México em fevereiro de 2016, quando ele não impediu que os governadores de Chiapas e Sonora, Manuel Velasco e Claudia Pavlovich, beijassem o ringue. Também neste mesmo ano houve «baciamano» por parte do prefeito da comuna italiana de Pellezzano, Franceso Morra.
Não em vão, de acordo com o programa da visita do Pontífice ao Monte Capitolino, nesta terça-feira, 26 de março, estão previstas "reuniões de baciamano" com as autoridades municipais. Resta ver o que acontece na terça-feira.
Por sua parte, a mídia católica InfoVaticano assume  que o pontífice evitou beijar o anel por " uma questão de tempo ou fadiga ". 
No entanto, uma pessoa da área de Buenos Aires do Papa Francisco disse à Vida Nueva Digital que o pontífice se opõe a gestos hierárquicos, um dos quais é o 'baciamano'. "Ele sempre odiou esse tipo de atitude ... Ele está cansado de não entender que sua Igreja é serviço, nada mais e nada menos", citou a fonte.
Se você gostou, compartilhe com seus amigos!

Comentários