O presidente dos EUA, Donald Trump, acusou seu colega colombiano, Ivan Duque, de não ter "feito nada" para impedir o fluxo de drogas da Colômbia.
Durante uma visita a um dique no Lago Okeechobee, na Flórida (sul dos EUA), Trump disse que "há mais drogas saindo da Colômbia agora" do que antes de Duque ser presidente.
"Ele não fez nada por nós", acrescentou o presidente, apesar de Duque ter prometido parar com as drogas durante sua última visita à Casa Branca em fevereiro passado.
Reação da Colômbia
O ministro da Defesa da Colômbia, Guillermo Botero , disse que ficou "surpreso" com as declarações de Trump.
"O presidente Donald Trump em seu encontro com o presidente Duque disse que o que ele viu foi a colaboração do governo colombiano, ontem, em um relatório apresentado pelo Secretário de Estado reconhece isso , então eu estou surpreso que a declaração" disse Botero diante da mídia local .
Em 13 de fevereiro, durante a visita de Duque à Casa Branca para se reunir com Trump, o presidente colombiano disse que, durante os primeiros quatro meses de seu governo, ele havia erradicado "60.000 hectares de cultivos ilícitos" .
"Temos que cumprir, vamos cumprir porque é nosso dever moral", disse o presidente colombiano na época.
Durante los primeros cuatro meses de nuestra administración erradicamos 60 mil hectáreas de cultivos ilícitos, más de lo que se erradicó en los ocho meses anteriores. Estamos comprometidos con que Colombia esté libre de drogas ilícitas y de narcotráfico; es nuestro deber moral.
Naquela visita a Washington, Duke também reconheceu o Comitê de Relações Exteriores do Senado dos EUA, pelo apoio que lhe deram "para combater o terrorismo e o tráfico de drogas".
Comentários