O Procurador Geral do Equador abre uma investigação contra o Presidente Moreno para o caso 'INA Papers'

Por RT - Publicado em: mar 30 2019 23:29 GMT 

Uma investigação preliminar foi aberta sobre o que alguns consideram ser um dos casos mais graves de corrupção na história do país.

O Gabinete do Procurador Geral do Equador abriu uma investigação sobre o Presidente  Lenin Moreno , seu irmão Edwin Moreno e três outros para o caso conhecido como 'INA Papers' em relação à aquisição de bens com várias empresas offshore.
A investigação preliminar, aberta pelo vice-procurador-geral do Equador, Ruth Palacios, gira em torno da alegada conduta de várias compras irregulares para o benefício de ambos o presidente equatoriano e sua esposa e filhas, inclusive de bens de luxo, carros variam alta e imóveis como um apartamento de 140 metros quadrados em Alicante (Espanha).
Moreno havia descrito essas acusações como uma "campanha de difamação" e apontou os aliados do presidente do país entre 2007 e 2017,  Rafael Correa,  para estar por trás do processo. O exmandatario, por sua vez, disse à  RT que esse é um dos casos mais graves de corrupção na história do Equador.
O caso se destacou após um relatório de La Fuente, onde o irmão do presidente e três outros indivíduos estão ligados a várias empresas offshore. De acordo com o que aconteceu, uma dessas empresas teria recebido injustificadamente 18 milhões de dólares  de um empreiteiro de um projeto público na época em que Lenin Moreno era vice-presidente equatoriano.
Assim, Palacios saúda a denúncia apresentada ao Procurador pelo deputado Ronny Aleaga, que argumentou que a liderança do Parlamento equatoriano estava preparada para impedir a criação de uma comissão para investigar o presidente do Equador.

"Um dos casos de corrupção mais cínicos"

Correa, por sua vez, considera que "não só está claro", mas  "evidente" que o atual presidente tem algo a esconder. "Imagine se eu tivesse descoberto uma conta offshore, e aqui não é que estamos pensando, assumindo, aqui temos a conta da empresa INA Investment, que foi criada em Belize em 2012", lembrou.
"INA são os três nomes das filhas de Lenin Moreno:  Irina, Cristina, Karina . Ele abriu seu irmão, e, em seguida, abriu uma conta secreta no Panamá, Balboa 100-4-1071378 Bank, fechado por lavagem de dinheiro, obstrução atualmente pelo Banco da Costa Rica ", explicou o exmandatario, acrescentando que" basta abrir essa conta "para ver" de onde vem o dinheiro, dinheiro sujo, lavagem de dinheiro e para onde foi: comprar apartamentos para a família presidencial, seus móveis, tapetes, carteiras de crocodilo, louças de luxo, etc. "
Correa, portanto, não tem dúvidas de que Moreno está envolvido no caso de corrupção. "Eu nunca vi como muita evidência tão forte, e é um dos casos de corrupção mais cínicos, para um cara que depois de sua traição passou dois anos falando sobre a luta contra a corrupção , " disse ele.



Comentários