Gleisi Hoffmann vence ação contra fake news e jornal é obrigado a se retratar

DCM - 09/03/2019

Imagem relacionada
.
A deputada paranaense e presidenta nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, acaba de vencer mais uma ação na Justiça contra autores de postagem de notícias falsas (as chamadas fake news). Desta vez, o Jornal da Cidade Online teve de se retratar publicamente por matéria falaciosa veiculada em 2018.
No dia 12 de outubro do ano passado, o veículo publicou em seu site que Gleisi Hoffmann havia sido citada no processo-crime movido contra Adélio Bispo de Oliveira, autor do incidente envolvendo Jair Bolsonaro, afirmando que teriam sido encontradas mensagens do acusado para o seu celular.
Em sua resposta, Gleisi afirma que a matéria demonstra o total desconhecimento e descompromisso deste jornal com os princípios éticos que regem o Jornalismo. “Desculpem-me, mas o jornal da cidade online mentiu para você. Na reportagem, o jornal, além de não ser a fonte primária da matéria, mas apenas se limitar a comentar a reportagem da Revista Veja, ainda compreende mal o papel de jornalista e chama a Veja de “maliciosa”, mas tudo isso sem sequer ter acesso à fonte primária da reportagem e, portanto, saber do que está falando”, destacou Gleisi.
E acrescenta que o Jornal da Cidade Online enquadra-se nos sites que se utilizam de notícias sensacionalistas e falsas para confundir a cabeça do leitor, fato este que se comprova com a simples leitura das manchetes publicadas. “Compreendo que os ânimos da população brasileira, nos últimos anos, estão inflamados, sendo que os assuntos políticos tomam lugar central em grandes discussões que são travadas entre as pessoas. Contudo, não podemos nos deixar confundir por veículos que, alimentando-se da curiosidade e da indignação da população, não possuem o menor pudor em disseminar mentiras em troca de likes e visualizações.”
(…)

Comentários