Caso de corrupção envolve primeiro-ministro canadense Trudeau

HISPANTV - 02/03/2019

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, responde a perguntas da imprensa em Ottawa, capital, 27 de fevereiro de 2018. (Foto: AFP)
O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, responde a perguntas da imprensa em Ottawa, capital, 27 de fevereiro de 2018. (Foto: AFP)

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, remodelou seu gabinete nesta sexta-feira em plena crise aberta pelas suspeitas de corrupção criadas sobre ele.
"Eu não acho que já vi alguém no Gabinete bombardear seu próprio governo assim. Isso só reforça a percepção das pessoas de que todos os políticos são corruptos ", disse o exportador do governo canadense, Andrew MacDougall, na sexta-feira pelo New York Times .
MacDougall e comentou testemunho detalhado quatro horas dadas na quarta-feira pelo ex-procurador-geral e ex-ministro da Justiça Jody Wilson-Raybould sobre Trudeau e sua equipe pressionado repetidamente não apresentar acusações criminais contra a empresa líder de construção no país, SNC-Lavalin , que poderia ser privado de contratos públicos por 10 anos.
Wilson-Raybould contradisse repetidamente afirma que o premier descreve em grande detalhe dez face-a-face, centrais telefônicas e e-mail com o primeiro-ministro, seu chefe de gabinete, o seu secretário-chefe e o ministro das Finanças chama a si mesmo, eles queriam que a promotor demitiu-se para perseguir a empresa por suborno funcionários líbios no tempo do coronel Muammar Gaddafi (1969-2011).
"Os membros da minha equipe e eu sempre agimos de maneira apropriada e profissional. Totalmente em desacordo com a descrição que o ex-Ministro da Justiça e Procurador-Geral ofereceu em seu depoimento , "disse Trudeau após o testemunho de Wilson-Raybould, que em janeiro mudou sua carteira depois de sua recusa em abandonar as acusações contra SNC -Lavalina. Ela renunciou logo depois .
Os membros da minha equipe e eu sempre agimos de maneira apropriada e profissional. discordo totalmente com a descrição que o ex-Ministro da Justiça e Procurador-Geral ofereceu em seu depoimento ", disse o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, sobre as acusações feitas sobre ele por seu ex-ministro da Justiça Jody Wilson-Raybould para empurrar para defender uma empresa de construção de alegações de subornos na Líbia. 
O líder da oposição no Parlamento, Andrew Scheer - do Partido Conservador - exigiu a renúncia de Trudeau e exigiu que uma investigação seja aberta contra ele por obstrução da justiça. "Simplesmente, Justin Trudeau não pode continuar a governar este país agora que os canadenses sabem o que ele fez " , disse Scheer na quinta-feira.
No entanto, o Partido Trabalhista de Trudeau tem cerraram fileiras em torno dele, alegando que eles têm ilegalidades não comprometidos e afinidades ideológicas Primeiro-Ministro para a província de Quebec, onde SNC-Lavalin tem a sua sede e cerca de 3.400 employees- procurado defender os empregos dos funcionários da empresa.
Trudeau já foi atingido em julho do ano passado por um escândalo de uma natureza diferente, sendo acusado pelo jornalista Rose Cavaleiro de ter patas em um concerto beneficente para levantar fundos para uma organização dedicada a mortes impedindo causados por avalanches em as montanhas canadenses.


Comentários