A guerra entre a Huawei e Washington pelo mercado global 5G

Por RT - Publicado: Março 23 2019 10:20 GMT

Os Estados Unidos tentam persuadir seus aliados a não comprar produtos da companhia de telecomunicações chinesa. Mas o gigante tecnológico não fica de braços cruzados e contra-ataque.

A guerra entre a Huawei e Washington pelo mercado global 5G
Foto ilustrativa
Dado Ruvic / Reuters

Na última semana de fevereiro, a feira de telecomunicações MWC 2019, a maior do mundo, foi realizada em Barcelona. Este ano, a maior delegação veio dos Estados Unidos para a Espanha: funcionários de alto escalão do Departamento de Estado, do Departamento de Defesa e do Departamento de Comércio, da Agência para o Desenvolvimento Internacional e de outras organizações governamentais.
Este 'batalhão' impressionante cruzou o oceano para  persuadir  operadores de telecomunicações de outros países  que não cooperam com a China 's Huawei  Technologies Co., ironicamente, não um dos maiores participantes da feira, mas também um dos seus principais patrocinadores.
Washington acusa o gigante tecnológico de espionagem do governo chinês. A Huawei é a maior fabricante mundial de equipamentos de telecomunicações. Outra área de seu domínio é a tecnologia móvel de quinta geração (5G). A empresa também está entre os três principais fabricantes de smartphones. As receitas da Huawei para 2018, de acordo com dados preliminares, foram de  108,5 bilhões de dólares  (um aumento de 21% em relação ao ano anterior).
Durante a apresentação do novo smartphone Huawei Mate X, antes da feira MWC 19 em Barcelona, ​​na Espanha, em 24 de fevereiro de 2019. / Sergio Perez / Reuters

Boa publicidade

A espionagem é a principal acusação contra a Huawei apresentada pelos EUA, mas não é a única. Os americanos acusam a empresa chinesa de roubar propriedade intelectual  e violar as sanções dos EUA contra o Irã. Isso é incriminado ao diretor financeiro da Huawei e à filha de seu fundador, Meng Wanzhou, que foi  preso  a pedido do Departamento de Justiça dos EUA. em 1 de dezembro de 2018 no Canadá.
A Huawei, por sua vez,  processou  o governo dos EUA, acusando-a de proibir ilegalmente empresas norte-americanas de comprar seus equipamentos.
Até 2018, a Huawei era pouco conhecida fora da China. Mas nos três meses desde que Meng Wanzhou foi preso, os ataques contra a empresa ironicamente fizeram boa publicidade. Agora é uma das empresas mais famosas do planeta.
Na feira MWC 19 em Barcelona, ​​Espanha. Sergio Perez / Reuters

Os chineses lutam de volta

Recentemente, os executivos da Huawei mudaram de tática: de defesa passiva a ataques ativos. Durante a feira de Barcelona, ​​a empresa  anunciou  a assinatura de um acordo com  um dos aliados mais próximos dos Estados Unidos no Oriente Médio : os Emirados Árabes Unidos (EAU). A Huawei concordou com a maior operadora de telefonia móvel nos Emirados Árabes Unidos para construir 300 torres para a rede 5G nos primeiros seis meses de 2019.
Na véspera da abertura do MWC 2019, o CEO da Huawei, Guo Ping, organizou uma mesa redonda com jornalistas americanos em um dos hotéis mais luxuosos de Barcelona. A maioria dos participantes estava interessada nas causas da guerra entre Washington e Huawei. Guo explicou que o principal motivo é o comércio. Os americanos não gostam do fato de que  as empresas chinesas dominam o mercado multibilionário de telecomunicações , e especialmente o mercado 5G.
O diretor executivo da Huawei, Guo Ping. Sergei Karpukhin / Reuters

"Pergunte a Snowden"

Guo Ping começou seu discurso em Barcelona com uma piada sobre seus adversários americanos, usando uma nova tática da empresa chinesa: em vez de dar desculpas e dizer que a Huawei não está espionando para Pequim, ele denunciou que o governo dos EUA ele está espionando suas próprias empresas.
"O que poderia ser mais confiável do que o PRISM?", Perguntou Guo, provocando risos e aplausos, ao se referir ao sistema de comunicações através do qual a Agência de Segurança Nacional (NSA)  coleta informações transmitidas. através de linhas de telecomunicações . "Se você não sabe a resposta para essa pergunta, entre em contato com Edward Snowden."
O diretor da empresa então  escreveu  no The Financial Times: “Claramente, quanto mais computadores da Huawei são instalados nas redes de telecomunicações do mundo,  mais difícil é para a NSA coletar tudo .” Em outras palavras, a Huawei dificulta os esforços dos EUA. EUA para espionar quem quiser ", explicou Guo Ping.

Redes globais 5G

O presidente acrescentou que a segunda razão para a campanha contra a Huawei tem a ver com o 5G, que "fornecerá conexões de dados para tudo, de fábricas inteligentes a redes elétricas". Washington procura, segundo ele, "manter a Huawei fora das redes globais 5G".
A empresa chinesa investiu fortemente na pesquisa desta tecnologia nos últimos 10 anos, o que a torna atualmente  "quase um ano à frente dos concorrentes", segundo Guo Ping.

Discrepâncias entre os aliados

Antes da feira de Barcelona, ​​Gordon Sondland, embaixador dos Estados Unidos na União Européia,  admitiu  que Washington quer  distanciar os consumidores  dos produtos da empresa de telecomunicações chinesa Huawei em favor dos da produção ocidental por razões de segurança.
No entanto, as iniciativas de Washington levam a uma discrepância entre seus aliados e membros da maior aliança de inteligência do mundo, conhecida como "Os Cinco Olhos", que reúne os serviços secretos de EE. .U.S., O Reino Unido, o Canadá, a Austrália e a Nova Zelândia. 
Enquanto a Austrália e a Nova Zelândia - lideradas pelos EUA - proíbem a empresa chinesa de desenvolver tecnologia 5G em seu território, os aliados europeus nos Estados Unidos, incluindo  França  e  Itália , continuarão a usar os produtos da Huawei. Além disso, o Reino Unido presumivelmente  seguirá  seu exemplo e não adicionará a empresa à lista negra.

Patentes

A Huawei é um líder óbvio no setor de telecomunicações, assim como na tecnologia 5G. As empresas chinesas Huawei, ZTE e Oppo Mobile Telecommunications Corp. têm  1529 patentes e desenvolvimentos significativos no campo da 5G  (36% do mercado mundial). Enquanto isso, a participação de empresas americanas, incluindo Qualcomm e Intel, é de apenas 14%.
Essa superioridade se deve em grande parte ao fato de a Huawei não economizar recursos para pesquisa e desenvolvimento. Em 2017, gastou  13 bilhões de dólares  nesses objetivos. As patentes não exigem apenas grandes investimentos, mas também geram renda considerável. As patentes da Huawei fornecem muito dinheiro, independentemente de o país comprar ou não o seu equipamento, porque muitas das invenções e desenvolvimentos dos engenheiros chineses são a base da tecnologia 5G. Eles são usados ​​por todos, incluindo os concorrentes americanos.

Comentários