Congresso dos EUA aprova lei de financiamento para o muro na fronteira com o México para evitar outro 'desligamento'

Por RT - Postado: 15 fev 2019 01:54 GMT

A Câmara dos Deputados apoiou a iniciativa na quinta-feira, que logo foi apoiada pelo Senado.

Congresso dos EUA  aprova lei de financiamento para o muro na fronteira com o México para evitar outro 'desligamento'
Trabalhadores constroem parte do muro fronteiriço nos arredores de Ciudad Juárez (México), em 23 de abril de 2018.
Jose Luis Gonzalez / Reuters

Um projeto de lei sobre segurança de fronteira que prevê o financiamento da construção de um muro entre os Estados Unidos. e o México, já conta com o apoio do Congresso dos EUA, informa a Reuters.
Produto de quase três semanas de negociações, o regulamento, que prevê quase US $ 1.400 milhões para novas barreiras ao longo da fronteira, foi apoiado pela Câmara dos Deputados na quinta-feira, pouco depois de o Senado aprovar a iniciativa.
O projeto foi apoiado por 300 membros da Câmara dos Deputados, enquanto outros 128 se opuseram à proposta.
Para que o documento seja válido, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve assiná-lo antes que termine nesta sexta-feira, pois o governo aceitou um plano para financiar as atividades do Congresso até o dia 15 de fevereiro. Caso contrário, suas funções poderiam ser suspensas novamente .
Por seu turno, a Casa Branca confirmou quinta-feira que Donald Trump vai assinar a lei de segurança da fronteira e declarar estado de emergência nacional para financiar o muro na fronteira com o México.
"O presidente Trump assinará a lei de financiamento do governo e, como disse anteriormente, também tomará outras ações executivas, inclusive a [declaração de] emergência nacional, para garantir a segurança nacional e  deter a crise humanitária na fronteira ".  A secretária de imprensa da Casa Branca, Sarah Sanders, disse em um  comunicado .
A declaração de emergência nacional permitiria ao presidente dos EUA redirecionar fundos de outros fundos do governo para financiar seu projeto sem a aprovação do Congresso dos EUA.
Em dezembro passado, após a falta de acordo, o governo teve que suspender suas atividades  por 35 dias , situação que deixou quase  um milhão de servidores públicos  sem receber seus salários.

Comentários