VÍDEO: Pelo menos 20 mortos e 54 feridos após a explosão de um oleoduto Pemex no México

RT - Publicado: Jan 19 2019 02:26 GMT |
O presidente mexicano instruiu as autoridades para controlar o incêndio e tratar as vítimas.

VÍDEO: Pelo menos 20 mortos e 54 feridos após a explosão de um oleoduto Pemex no México
Imagem ilustrativa
NurPhoto / Corbis / Gettyimages.ru

Uma forte explosão foi registrada nesta sexta-feira em um oleoduto da Petróleos Mexicanos (Pemex) em Tlahuelilpan, Hidalgo. A estatal confirmou que a situação ocorreu após a manipulação "de uma aquisição clandestina".
O governador de Hidalgo, Omar Fayad, confirmou até agora que há um número de 20 mortos e 54 feridos pela explosão do gasoduto. A Pemex exortou a população a "seguir as instruções" do pessoal de segurança já na área.
A petroleira ativou o plano do Grupo de Resposta e Resposta a Emergências com 11 ambulâncias, 13 médicos de emergência, dois especialistas e o alerta verde foi ativado no Hospital Tula. A unidade informou que pessoas com queimaduras serão transferidas para o Hospital Norte e Sul da Cidade do México.
Fayad notar-se que o Exército mexicano activado Plano DN-III para atender a contingência, o que ocorreu depois de um vazamento em um gasoduto localizado na área de Tula, onde os habitantes mudou-se para recolher o combustível refere-se Excélsior .
O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, instruiu as autoridades competentes para controlar o incêndio e ajudar as vítimas: "Eu peço a todo o governo para prestar assistência às pessoas no site", acrescentou o presidente.

O que aconteceu? 

De acordo com as versões preliminares do incidente, relatadas pela mídia local, por volta das 6:40 da tarde, houve uma explosão no oleoduto que relatava um vazamento de combustível por algumas horas.
Os habitantes da cidade de San Primitivo, município de Tlahuelilpan, foram ao clandestino para recolher combustível com seus tambores. Após a forte explosão, várias dezenas de pessoas foram apanhadas no fogo.
Testemunhas e vídeos mostram as explosões que, segundo relatos, ultrapassaram os 20 metros de altura. O governador de Hidalgo também coordena ações com líderes locais para atender os feridos nos hospitais próximos; A maioria deles tem queimaduras.
Bombeiros e pessoal de proteção civil já estão implantados no site.

Planeje contra o 'huachicoleo'

A forte explosão no México ocorre no meio do plano contra o 'huachicoleo', como é popularmente conhecido o roubo de combustível no país latino-americano.
Desde 27 de dezembro passado, López Obrador anunciou uma nova estratégia para combater o roubo de combustível na Pemex, que gera prejuízos de 147 milhões de pesos (equivalentes a 7.703 milhões de dólares).
O governo acusou a cumplicidade deste crime com o crime organizado, funcionários da petroleira estatal, empresários que vendem gasolina extraída ilegalmente, bem como pessoas que decidem comprar combustível intencionalmente.

Comentários