Venezuela acusa a Colômbia, a CIA e a oposição Julio Borges da tentativa de assassinato

Por RT - Publicado em: 31 jan 2019 16:12 GMT

Além disso, Néstor Reverol, Ministro do Interior e da Justiça, relatou a existência de "um novo plano conspiratório".

Néstor Reverol, fala durante uma conferência de imprensa em Caracas, Venezuela, em 5 de agosto de 2018 / Reuters

Venezuelano do Interior e ministro da Justiça Nestor Luis Reverol, disse quinta-feira que um novo plano conspiratório e tentativa de golpe contra o presidente do país sul-americano, foi revelado Nicolas Maduro .
O titular de Interior e Justiça anunciou esta manhã coronel aposentado parou  Oswaldo García Palomo , aka 'Aquiles, que era procurado pelas autoridades sob a acusação de grau assassinato de frustração , traição e incitamento à rebeldia Da mesma forma, as autoridades capturaram os militares aposentados  Alberto José Salazar Cabañas ,  José Acevedo Montañez e  Antonio José Iabiachela .

O reverendo explicou que, após as investigações, "não há dúvida" da participação no ataque fracassado contra Maduro da inteligência colombiana, da Agência Central de Inteligência ( CIA ) e do deputado venezuelano Julio. Borges , um fugitivo da justiça naquele país, que recentemente foi nomeado "embaixador da Venezuela no Grupo Lima", pelo autoproclamado "presidente encarregado", Juan Guaidó.

Plano de matanças seletivas

O ministro venezuelano também relatou a captura de  Miguel Palacio Ambrosio Salcedo , desertor exsuboficial das Forças Armadas Nacional Bolivariana (FANB), que supostamente tinha sido contratado para cometer os líderes políticos aos assassinatos selectivos por um grupo de desertores militares da oposição. 
Ele afirmou que as investigações mostraram que um grupo de mercenários que "pretende realizar assassinatos seletivos de líderes políticos e militares" entraram na Venezuela, vindos da Colômbia.
Além disso, o ministro do Interior e Justiça referiu-se à interceptação por Ações Força Especiais (FAES) do Bolivariana da Polícia Nacional (PNB) de um veículo identificado com essas siglas onde "um grupo criminoso" movido contratado para "cometer falsos positivos e criar confusão e terror" na população. O confronto com as autoridades deixou o saldo de dois de seus tripulantes mortos.
A Venezuela  denunciou  em 2017 um plano para assassinar o presidente e culpou o então deputado Borges pela oposição. Mais tarde, após a tentativa de assassinato em agosto de 2018, um dos envolvidos, o parlamentar da oposição Juan Requesens , apontou-o como o  autor intelectual , em aliança com o governo colombiano. 






Comentários