Uber e Cabify deixam Barcelona devido às restrições do governo catalão em seus serviços

Por RT - Publicado: Jan 31 2019 10:21 GMT

O executivo catalão aprovou o novo regulamento nesta semana, após seis dias de greves dos taxistas de Barcelona.


"See you soon, Barcelona" é o título da declaração que o Uber divulgou nesta manhã de quinta-feira para anunciar que suspende seu serviço na capital catalã. Pouco depois, a Cabify emitiu outra declaração na qual informa que toma a mesma decisão.
De acordo com a Uber, a decisão foi tomada devido a "restrições à VTC [veículo de transporte com motorista] aprovado pela Generalitat da Catalunha", o ponto mais controverso é o estabelecimento de 15 minutos de pré -emprego , ou seja, o tempo mínimo que deve passar entre contratar e fornecer os serviços deste tipo de empresa.

"A obrigação de esperar 15 minutos para viajar em um VTC não existe em qualquer lugar na Europa ,  diz o comunicado über- e é totalmente incompatível com o imediatismo de serviços sob demanda, como UberX", diz o texto tornado público pela assinatura
Esta empresa diz que, desde que voltou a operar em Barcelona há um ano, transportou mais de meio milhão de pessoas e deu trabalho a milhares de motoristas que "encontraram no Uber uma forma de ganhar a vida".
No caso da Cabify, embora ainda não tenha comunicado seu progresso aos usuários, a empresa que administra a maior parte da frota com a qual presta seus serviços, a Vector Ronda , já anunciou no início da semana que havia iniciado os procedimentos para um Arquivo de Regulamento de Emprego (ERE), que suporá a demissão de cerca de 1.000 condutores .

Motoristas de táxi vencem a batalha

O novo regulamento aprovado pelo Governo da Generalitat nesta terça-feira, que entrará em vigor nesta sexta-feira, é a resposta do executivo catalão às demandas do sindicato dos taxistas.

O coletivo pede há anos para regular o setor de VTC para que eles não produzam o que eles chamam de concorrência desleal. Na verdade, duas sextas-feiras iniciaram uma greve que durou seis dias e terminou graças à proposta que veio do governo catalão.


Comentários