López Obrador "vence a batalha" para o Supremo Tribunal: Ministros reduzirão seus salários

RT - Postado: Jan 8 2019 22:44 GMT

A política de austeridade promovida pelo presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, chegou ao Supremo Tribunal de Justiça da Nação (SCJN).

López Obrador "vence a batalha" para o Supremo Tribunal: Ministros reduzirão seus salários
Presidente Andrés Manuel López Obrador durante um evento na Cidade do México, em 8 de janeiro de 2019.
Assessoria de Imprensa Andrés Manuel López Obrador / Daniel Aguilar / Reuters

Os ministros do Supremo Tribunal de Justiça da Nação do México (SCJN) concordaram na terça-feira em reduzir seu salário em 25% até 2019. 
"As determinações anteriores obedecem à nova política de austeridade promovida pela Presidência do Supremo Tribunal de Justiça da Nação", disse o magistrado presidente, Arturo Zaldívar , durante a sessão de hoje. 
A Suprema Corte anunciou hoje que, como medida de racionalidade dos gastos públicos, as remunerações dos 11 ministros serão reduzidas em 25%, o que significa uma redução mensal de 67.304 pesos (equivalentes a 3.473 dólares).
Ministros vai ganhar mensais 269.215 pesos (aproximadamente US $ 13.905) para 201,911 pesos (10.429 dólares), embora sem afetar seu desempenho como seguro grande despesas médicas, de acordo com informações do El Universal . 

Batalha pela austeridade

O anúncio do Judiciário esfria a tensão que teve com o poder executivo após a aprovação da Lei Federal de Compensação , que afirma que nenhum funcionário público pode ganhar mais do que o que percebe Presidente da República, cujo salário foi fixado em 108,376 pesos mensalmente  (equivalente a 5.593 dólares americanos). 
Apesar dos altos salários e benefícios incomparáveis em outras áreas do setor público, mais de 1.410 juízes e magistrados protestaram em 10 de dezembro em todo o país pela lei controversa, acusando  López Obrador  de enfraquecer o sistema de contrapesos. 
Em um evento sem precedentes, funcionários do judiciário e outros órgãos do governo federal  entrou com   2.772 pedidos para a defesa  contra a Lei de Compensação e Ministro do Supremo Tribunal Federal, Alberto Perez Dayan, ordenou a suspensão da regra até que o Plenário do Supremo Tribunal Federal ditar uma sentença a esse respeito. 
No meio desta batalha pela austeridade, o Supremo Tribunal enfatizou terça-feira que a remuneração recebida magistrados circuito, os juízes de distrito, os diretores do Poder Judiciário Federal e os juízes eleitorais "não deve ser diminuída durante suas funções".


Comentários