López Obrador sobre a explosão: "Se a cidade chegou a esse extremo é porque foi abandonada"

RT - Publicado: Jan 19 2019 13:21 GMT | Última atualização: 19 jan 2019 17:03 GMT

Foi confirmado que o número de vítimas aumentou para 66 mortos e 76 feridos.


Este 19 de janeiro, o presidente do México, Andres Manuel Lopez Obrador, deu uma conferência de imprensa no Palácio Nacional (Cidade do México) para informar os parentes das vítimas e os meios de comunicação dos detalhes relacionados com a explosão de um oleoduto da empresa Pemex .
López Obrador lamentou que o roubo de combustível tenha se enraizado nos últimos anos e assegurou que a investigação e os conhecimentos necessários serão realizados para esclarecer os fatos.
Nas palavras do presidente, imagens de pessoas com baldes, enlatados e outros recipientes para extrair gasolina rumores de que esta é uma questão que "infelizmente, espalhados por toda a zona de petróleo", porque  "onde há tubulações passar essas práticas" .
No entanto, o presidente tem sido enfático que  "você não pode enfrentar o mal com o mal" . "Este não é um policial ou matéria militar. Não for resolvido medidas coercivas , " disse Lopez Obrador, dizendo que "se as pessoas vieram a este fim a essas práticas, ele é porque ele estava completamente abandonada" e tem dificuldade no atendimento de suas necessidades básicas.

"Salve vidas e cuide dos feridos"

O governador de Hidalgo, Omar Fayad, abriu a cerimônia e expressou suas condolências e solidariedade às vítimas do município de Tlahuelilpan, naquele estado. Segundo o funcionário confirmado, o número de vítimas subiu para 66 mortos e 76 feridos.
Os feridos incluíram 73 homens e 3 mulheres em diferentes níveis de gravidade, disse Fayad.
Fayad ressaltou que o governo estabeleceu como prioridade máxima "salvar vidas e cuidar dos feridos", proporcionando a maior "eficiência em transporte e assistência médica".
AVISO: As imagens a seguir podem prejudicar sua sensibilidade.

O gasoduto foi suspenso

Octavio Romero Oropeza, diretor da Pemex, compartilhou com o público algumas informações para esclarecer os acontecimentos que cercaram o acidente.
Conforme explicado, o gasoduto afetado foi suspenso desde 23 de dezembro e, desde 16 de janeiro, estava em processo de enchimento do produto "para iniciar as operações". Ontem, antes da explosão, o gasoduto estava sendo carregado com gasolina premium e componentes de alta octanagem para a fabricação de gasolina.
Romero ressaltou que em diferentes partes de Tlahuelilpan houve 10 tiros clandestinos nos últimos três meses. A penúltima delas aconteceu em 18 de dezembro e também provocou um incêndio que levou 12 horas para ser desligado.



Comentários