Governo da Venezuela denuncia ataque terrorista a armazéns onde mantinha equipamento hospitalar

RT - Postado: 11 jan 2019 15:12 GMT

O ataque foi perpetrado na quinta-feira, juntamente com o juramento de Maduro para um novo mandato presidencial.

Governo da Venezuela denuncia ataque terrorista a armazéns onde mantinha equipamento hospitalar
Incêndio em um depósito da IVSS em Guarenas, Miranda, Venezuela, 10 de janeiro de 2019.

O governo da Venezuela denunciou nesta sexta-feira um atentado terrorista cometido contra armazéns do Instituto Venezuelano de Seguridade Social (IVSS), localizado na cidade de Guarenas, no estado central de Miranda, onde foram armazenados equipamentos hospitalares.
O vice-presidente setorial do Socialismo Territorial da Venezuela, Aristóbulo Istúriz, explicou que foi um incêndio que, de acordo com as informações coletadas, foi provocado.

O incêndio afetou 22 mil metros quadrados, onde havia seis galpões, dois deles com perda total. "Foi um ato de barbárie contra o povo (...) É o maior ato criminoso contra a saúde na Venezuela em toda a sua história ", afirmou.
Segundo a Istúriz, o ataque foi perpetrado na quinta-feira "ao mesmo tempo, o presidente, Nicolas Maduro , foi empossado em como presidente" para um novo mandato constitucional. 

Equipamento para três novos centros

No local havia equipamentos para equipar três novos centros de saúde no país, incluindo unidades de tratamento e diálise, suficientes para atender cerca de 10.080 pacientes renais crônicos; 16 equipamentos de raios X, 14 máquinas de anestesia, 54 sistemas de ventilação, tomógrafos e unidades de ressuscitação para recém-nascidos, entre outros.
Um hospital de campanha com sala de cirurgia e terapia intensiva também foi perdido, disse Istúriz.
Segundo o funcionário, 4 milhões de litros de água foram usados ​​para apagar o incêndio, em obras que duraram até a tarde de quinta-feira.

Comentários