Tijolaço: O coqueiro e o tombo

POR  · 23/12/2018


.
A pesquisa da Folha que indica um salto nas expectativas otimistas com o Governo Bolsonaro  deveria ser um motivo de preocupação em lugar de significarr regozijo para os que vão assumir o poder.
Preocupação porque o otimismo, neste caso, o otimismo não vem de fatos objetivos, da esperança na continuidade e aprofundamento daquilo que se tem, mas apenas do que se espera ter.
Não é preciso ir além da história recente para lembrar do que diziam nossos avós: quanto maior o coqueiro, maior o tombo. Dilma Rousseff bateu seu recorde de popularidade em março de 2013, segundo as pesquisas. Sic transit gloria mundi, despencou a menos da metade em junho, depois das manifestações que, para que se fiasse em números de pesquisas, seriam inimagináveis três meses antes.

A questão essencial é, portanto, se e o quanto a administração que começa em nove dias corresponderá a estes números, daí o fato de serem eles preocupantes.
É claro que não se pode fazer previsões absolutas em matéria de comportamento dos mercados mundiais – ainda mais com Donald Trump na presidência dos EUA – mas os dados que se tem – embora até possam levar a impressões exageradas – são o de um inicio de 2019 cheio de turbulências e dificuldades nas finanças internacionais e – de novo como aconteceu na ascensão de Michel Temer ao Governo, em 2016 – e é lá que estão as esperanças de aportes de investimentos para fazer nossa economia girar com mais intensidade.
Porque, internamente, gordura não há para queimar: há deficit público alto, o crédito via BNDES foi minimizado, as pequenas bolsas de energia para alimentar o consumo (como as do FGTS e do PIS, que Temer queimou) já não existem e a compressão dos gastos públicos, feita pela “PEC do Teto” já está bem próxima do “máximo caótico”.
Todas as evidências ão de que o que resta é “chutar a santa” das reservas internacionais, a nossa grande âncora de redução dos riscos da economia brasileira diante da confusa e revolta situação do dinheiro no mundo.
Por incrível que pareça, só uma possível hesitação política de Jair Bolsonaro funciona, neste momento, como proteção contra aventuras econômicas e traz dúvidas quanto à repetição de reedições do período inicial de Fernando Collor.
Que, curiosamente, também apresentava índices imensos de popularidade (71%) no momento de sua posse, contra apenas 4% de pessimismo com o que viria. Números que haviam caído para menos de um terço um ano depois e, na condenação ao presidente, se multiplicado por oito.
Nada que desminta a história do coqueiro, que Billy Blanco traduziu nos versos de Banca do Distinto: “A vaidade é assim, põe o tonto no alto, retira a escada/Fica por perto esperando sentada/Mais cedo ou mais tarde ele acaba no chão”.

Comentários