Putin: "Rússia condena qualquer tentativa de mudar a situação na Venezuela pela força"

RT - Postado: 5 de dezembro de 2018 12:25 GMT

O presidente russo fez esta declaração durante a reunião com seu colega venezuelano, Nicolás Maduro, na quarta-feira na Rússia.
Este 05 de dezembro, no âmbito da reunião com o presidente venezuelano  Nicolas Maduro , em Novo-Ogaryovo, residência de Estado do Presidente da Federação Russa,  Vladimir Putin  condenou tentativas de mudar a situação política na Venezuela através do terror.
"Apoiamos seus esforços com vistas a alcançar o entendimento mútuo na sociedade e todas as suas ações destinadas a normalizar as relações com a oposição", disse o presidente russo no início do encontro com seu colega venezuelano, que acaba de chegar à Rússia. visita oficial
Vladimir Putin, presidente da Rússia
É claro, condenamos qualquer ação que seja claramente de natureza terrorista, qualquer tentativa de mudar a situação com a ajuda da forçaVladimir Putin, presidente da Rússia.
Além disso, o chefe do Estado russo assegurou que Moscou entende que "a situação na Venezuela ainda é complicada ". Nesse sentido, Putin admitiu que as relações econômicas de ambas as nações "nos últimos anos sofreram tempos difíceis, [então] houve uma redução significativa na troca de mercadorias". No entanto, "nós conseguimos quebrar essa tendência negativa e este ano podemos ver um certo crescimento" na área, disse o presidente russo antes de receber o líder venezuelano.
O líder venezuelano, por sua vez, expressou que está "muito feliz" por estar na Rússia. "Eu sei que tudo o que vier para frente será melhor, estamos de pé e vencendo ", assegurou. Ele também lembrou que a Venezuela foi submetida a "todos os tipos de agressões e ameaças".
No entanto, o país tem encontrado "o ponto de avançar com um programa econômico completo e abrangenteque se integra perfeitamente com a visão econômica da Rússia-Venezuela", disse o presidente referindo-se ao Programa de Relançamento da Economia, Crescimento e Prosperidade De Venezuela.
Nicolás Maduro, presidente da Venezuela
Estou certo de que a partir desta reunião será uma boa notícia do aumento desta cooperação e trabalho econômico entre os dois paísesNicolás Maduro, presidente da Venezuela

Tópicos de conversação

Na véspera da reunião, Maduro explicou  que ele estava indo para Moscou com um objetivo claro: "fortalecer e expandir nossas relações diplomáticas e os laços de amizade entre os países irmãos".
"Vamos desenvolver questões estratégicas para nossos países no marco de nossa Diplomacia Bolivariana da Paz e a construção de um mundo multipolar", escreveu ele por meio de sua conta no Twitter.
Conforme confirmado pelo embaixador venezuelano na Rússia, Carlos Rafael Faria Tortosa, Maduro discutirá as relações bilaterais com Putin.
Por outro lado, o secretário de imprensa do presidente russo, Dmitri Peskov, especificou que durante as conversações os dois líderes discutirão a ajuda econômica russa ao lado venezuelano.
"Eles sabem que a situação na esfera econômica ainda é difícil, embora modesto é gravado e feito sinais de melhora na dinâmica a este respeito, será discutida a assistência necessária para a liderança venezuelana. Por isso é realmente Maduro" disse Peskov . O porta-voz também acrescentou que o montante específico desta assistência financeira será discutido durante a reunião.
A última vez que os dois líderes se  encontraram  na capital russa foi em 4 de outubro do ano passado. Na ocasião, Maduro participou do fórum internacional Semana da Energia da Rússia. Após a reunião, o presidente venezuelano declarou que as conversações com seu colega russo foram excelentes e agradeceu Putin por seu apoio político e diplomático.

Comentários