O que o plano energético de López Obrador consiste em resgatar a indústria petrolífera?

RT - Publicado: December 10 2018 16:34 GMT

Alcançar a auto-suficiência na produção de petróleo e eletricidade, bem como o refino de combustíveis, serão os pontos prioritários do novo governo do México.

O que o plano energético de López Obrador consiste em resgatar a indústria petrolífera?
O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, durante o anúncio do plano de refino de petróleo, Tabasco, México, 9 de dezembro de 2018.
Alexandre Meneghini / Reuters

Resgatar o setor de energia e recuperar a auto-suficiência na produção de petróleo e eletricidade. Estes são os pontos-chave do plano apresentado pelo novo governo do México para enfrentar a "grave crise" sofrida pelo setor, como explica o presidente Andrés Manuel López Obrador.
"Temos que extrair petróleo, refinar petróleo e produzir eletricidade, essas são as três principais demandas", afirmou o presidente.

Resgatar a indústria do petróleo

Dentro destas prioridades do novo Governo do México está incluído o "resgate" da estatal Petróleos Mexicanos (Pemex).

Andrés Manuel López Obrador, fala sobre seu plano de segurança na Cidade do México, em 14 de novembro de 2018 / Henry Romero / Reuters
"Não é uma questão ideológica. Ele é o julgamento prático. Eles são dados concretos. Eu disse no meu ato inaugural, estamos produzindo menos de 1.800.000 barris um dia. Eles estão começando compras de petróleo bruto no exterior, ou seja, a importação óleo . Isso tem nunca foi visto na história do petróleo no nosso país , "disse Lopez Obrador.
produção de petróleo entrou em colapso e precisamos urgentemente enfrentar, parar, parar esta crise e começar a recuperação na produção de petróleo", disse o presidente mexicano no domingo, 9 de dezembro, durante a apresentação do Programa Nacional de Refino.
Ele indicou que o investimento para a Pemex, em 2019, aumentará em 75.000 milhões de pesos (3.702 milhões de dólares), além do orçamento que foi concedido no ano anterior.
Tanques de combustível em uma instalação da Pemex em Ciudad Juárez, México, 4 de outubro de 2017. / Jose Luis Gonzalez / Reuters
"E tenho certeza de que nos alcançará, porque não é o dinheiro que falta, é que a corrupção foi deixada para trás " , disse López Obrador. 
Ele citou o caso de três refinarias reconfiguación -Minatitlán, Cadereyta e Madero, para que os governos anteriores gastou 8.000 milhões de dólares, embora essas refinarias ainda não estão funcionando.
"O que aconteceu, onde estava o dinheiro, como eles entregaram esses contratos, se não houve resultados?", Questionou o presidente.
Neste sentido, ele disse que o concurso para a construção da nova refinaria em Dos Bocas, Tabasco, poderia começar em março próximo.
"O plano é que podemos ser auto - suficiente na gasolina . Trazido em discurso, a idéia estavam manipulando, dizendo que as refinarias, era melhor para . Comprar gasolina no exterior foram feitas Isso esmagado , " disse ele.
A primeira estação de serviço Mobil está localizada em Querétaro, no México, em 8 de dezembro de 2017. / arlos Jasso / Reuters
Ele ressaltou que, enquanto países como a China, EUA e a Colômbia produz seus próprios combustíveis, países como o Japão e a Espanha também refinam sua gasolina apesar de não produzir petróleo bruto.
"Temos petróleo bruto e estamos comprando 75% da gasolina que consumimos, só produzimos 25%", afirmou.

O setor elétrico

A prioridade do setor elétrico será que a companhia estatal de eletricidade, a Comissão Federal de Eletricidade (CFE), produza sua própria energia e acabe com a corrupção, para que os contratos com os indivíduos sejam cuidadosamente revisados.
"O neoliberalismo significava um programa de desmantelamento da CFE, para fechar plantas públicas, dar preferência a empresas estrangeiras que vendam electricidade para a energia CFE , " Lopez Obrador em 8 de dezembro, disse na apresentação do Programa Nacional Eletricidade 

"Esse é o cerne de toda a questão: ficar com o mercado", disse o presidente, que indicou que em 1992 eles começaram a entregar concessões a empresas privadas.
Escritórios do CFE na Cidade do México, em 27 de agosto de 2014. / Edgard Garrido / Reuters
"Nós éramos auto-suficientes, e agora temos que comprar metade da energia elétrica consumida, a preços muito altos, temos que rever tudo isso", disse ele.
A esse respeito, assegurou que serão realizadas auditorias detalhadas para revisar os contratos e os mecanismos pelos quais a companhia estatal de eletricidade compra energia de pessoas físicas.
Isso porque o governo de López Obrador buscará eliminar os subsídios que atualmente são concedidos a empresas privadas do setor elétrico.
"Muitos pensam, e isso não é falado o suficiente, que o subsídio é para o consumidor. Não. Ele é subsidiar empresas privadas e isso não acontece em qualquer lugar do mundo. Uma coisa é energia e comprar outra coisa é que também comprá-los de energia, a preço de mercado, eles vão dar um subsídio. isso não acontece. que vai acabar ", disse ele.
Manuel Hernández Borbolla
Se você gostou, compartilhe com seus amigos!

Comentários