Investigação da Receita rastreia fraude fiscal da Coca-Cola

Engarrafadores da multinacional no Brasil são investigados por esquema de superfaturamento e evasão fiscal

Resultado de imagem para Coca-Cola Coca-Cola Coca-Cola
.
Por Carta Capital - 22/12/2018

Santa Maria, no interior gaúcho, é palco de uma disputa com potencial para criar um efeito em cascata no resto do País. Ou até internacional. Nomes poderosos, altas cifras e uma das marcas mais influentes do mundo aparecem em denúncias de um caso considerado exemplar de manobras tributárias bilionárias e prejudiciais aos cofres públicos. O alvo é o sistema Coca-Cola, investigado no gabinete da delegacia da Receita Federal localizada no município. Depoimentos de quem conhece a operação da multinacional descortinam transações fiscais que influenciam direta e negativamente a receita tributária.
Em 9 de outubro de 2018, a delegacia da Receita recebeu documentos complementares – e reveladores – sobre manobras de engarrafadores para escapar do pagamento do Imposto sobre Produtos Industrializados. O esquema envolve a comercialização do xarope de Coca.
Considerado o principal insumo da “receita mágica e secreta” do refrigerante que vende 1,7 bilhão de latas, copos ou garrafas por dia no mundo, o xarope é produzido na Amazônia, mais precisamente na Zona Franca de Manaus, e é peça-chave no caso recém-descoberto no Sul, o que compõe um novo episódio de um ano complexo para a empresa.

Comentários