Um bar chamado "Medellín París", inaugurado na capital francesa há uma semana, provocou o pedido de fechamento de um grupo de colombianos que considera que defende o crime e a narcocultura.
A boate, localizada no luxuoso turístico oitavo distrito de Paris, que abriu em novembro passado 14, chama a si mesmo em sua conta no Instagram como " A Casa de Pablo ", referindo-se a Pablo Escobar, chefe do cartel de Medellín, a organização criminoso dedicado ao tráfico de drogas entre os anos 80 e 90.
Em uma das publicações da rede social aparece a imagem parcial de um cartaz com o rosto do traficante com o que parece ser uma linha de cocaína sob a frase: "O fim de semana".
O resto dos instantâneos postadas no Instagram correspondem aos espaços oferecidos pelo bar, onde uma mistura de símbolos mexicanos como calaca ou crânio, uma lâmpada com a imagem da Virgem de Guadalupe e tecidos indígenas latino-americanos feitos de objetos predomina.
"Você dança, você se mata"
Lisou, um dos usuários do aplicativo de foto e vídeo, escreveu ao lado de um cartão postal do bar (onde se lê 'Medellín' em letras de néon): "você bebe, come, dança, se mata", como um maneira de fazer referência a capital do departamento de Antioquia, que foi considerado, entre 80 e 90, como a " cidade mais violenta no mundo " quando a organização criminosa liderada por Escobar matou pelo menos cinco mil pessoas, segundo semana .
Outra internauta identificada como Cindy levantou seu retrato segurando uma bebida com a frase: "Leve-me de volta a Medellín".
Entre os comentários de sua publicação, um seguidor chamado Patxi Errecart lhe perguntou se ele havia visitado o país sul-americano, "os colombianos haviam falado bem daquele tempo e daquele caráter".
"No seu retorno à França, você achou divertido passar a noite rindo e celebrando um momento tão triste? ?", Acrescentou.
O usuário respondeu que passar a noite naquele lugar era assunto dela e que ela não ia àquele lugar para "fingir nada".
"Faz desculpas ao crime"
Um grupo de 3.067 pessoas cadastradas na página da Avaaz , ONG que promove o ativismo com campanhas na rede, abriu um pedido público para fechar o bar em homenagem ao chamado 'Padrão do Mal'.
Na exposição de motivos, datada de 19 de novembro, um usuário anônimo expressa que considera o tema do bar uma " falta de respeito pelas famílias colombianas". que conheciam o medo e a morte por causa daquele homem por muitos anos". .
Na carta aberta é marcado a boate como um lugar de " apologia ao crime e uso de drogas " e menciona algumas das bebidas chamados 'Popeye' e 'Filho de uma cadela 'e' o mundo mojito mais caro base 'da poeira mágica ".
Por fim, solicita-se que o local seja fechado ou que o conceito seja alterado. "Temos que respeitar nossa cidade e nosso país".
# StopMedellínParís
A rejeição do tema da taverna parisiense também gerou reações na rede social Twitter, onde o selo # StopMedellínPar foi usado para pedir o seu fechamento.
Jennifer Duga em um de seus tweets dirigidos a Viviane Morales, embaixador da Colômbia na França, chamado por respeito às vítimas de violência desses anos e anexado uma captura excluído do Facebook clube privado onde se lia: " Lá apostas , você bebe, come, dança, se mata, prata ou chumbo . "
Outra pessoa identificada como Lala Torres afirmou que "ele faz um pedido de desculpas à cultura do narcotráfico ". "É realmente escandaloso", acrescenta ele.
De acordo com as informações citadas em outro trinado, o dinheiro arrecadado no local é doado para uma suposta instituição beneficente infantil.
Aparentemente, a conta do Facebook de 'Medellin Paris' foi hackeada devido às mensagens ofensivas que foram recentemente enviadas, onde elas chamam de "bar de mierda", e uma imagem com a máscara de "Anonymous".
Comentários