Rússia endurece controle sobre aplicativos de mensagen

Governo tornará obrigatória identificação dos usuários de ‘apps’ de bate-papo anônimos como WhatsApp


Protestos em São Petersburgo pelo bloqueio do Telegram em meio às manifestações pelo Dia do Trabalho, em 1º de maio
Protestos em São Petersburgo pelo bloqueio do Telegram em meio às manifestações pelo Dia do Trabalho, em 1º de maio  AFP
El País

Rússia mantém sua campanha para controlar as redes sociais. Depois da tentativa fracassada de vetar o uso do Telegram, os aplicativos móveis do bate-papo criptografados como WhatsApp e Viber voltam ao centro das atenções. O primeiro-ministro russo, Dmitry Medvedev, assinou nesta terça-feira, 6, um decreto que obriga as operadoras de telefonia móvel e as empresas proprietárias de aplicativos de mensagens a identificar seus usuários. Além disso, a lei, que entrará em vigor dentro de seis meses, prevê que as operadoras devem criar um banco de dados com os aplicativos de bate-papo que os usuários utilizam e seus códigos de identificação. O Governo afirma que a lei visa a criar um ambiente de comunicação seguro para os usuários.
O novo decreto exige que os usuários desses aplicativos se inscrevam com um número de telefone celular e que as operadoras e aplicativos verifiquem se as informações são verdadeiras e corretas. Para baixar um desses aplicativosmóveis é necessário um código que o aplicativo envia ao número de celular fornecido pelo usuário, mas pode ser qualquer um. Quando o decreto entrar em vigor, as operadoras de telefonia devem confirmar em 20 minutos que esse número é autêntico e corresponde ao usuário indicado. Se isso não acontecer, o usuário será bloqueado, de acordo com o regulamento publicado no site do Governo russo.

Comentários