Onyx, que confessou caixa dois, diz que Moro é vacina para Brasil “decente”; veja vídeo

Por VIOMUNDO - 01/11/2018
Onyx Lorenzoni, futuro ministro da Casa Civil de Jair Bolsonaro, confessou em 19.05.2017 que havia usado caixa dois em sua mais recente campanha.
Um mês antes (08.04), Sergio Moro, futuro colega de ministério de Onyx, deu uma palestra em Cambridge, nos Estados Unidos, e defendeu pena de 2 a 5 anos de prisão para uso de recursos não declarados em campanha eleitoral:
— Temos que falar a verdade, a Caixa 2 nas eleições é trapaça, é um crime contra a democracia. Me causa espécie quando alguns sugerem fazer uma distinção entre a corrupção para fins de enriquecimento ilícito e a corrupção para fins de financiamento ilícito de campanha eleitoral. Para mim a corrupção para financiamento de campanha é pior que para o enriquecimento ilícito. Se eu peguei essa propina e coloquei em uma conta na suíça, isso é um crime, mas esse dinheiro está lá, não está mais fazendo mal a ninguém naquele momento. Agora, se eu utilizo para ganhar uma eleição, para trapacear uma eleição, isso para mim é terrível. Eu não estou me referindo a nenhuma campanha eleitoral específica, estou falando em geral.
Em 2016, Onyx foi o relator do projeto das 10 Medidas Contra a Corrupção, proposto pelo MPF e endossado por Moro, prevendo criminalização da prática de caixa dois.
O crime seria “arrecadar, receber, manter, movimentar, gastar ou utilizar” dinheiro não declarado, o que o relator definiu sabedor de que, retroativamente, seria enquadrado na lei.
Porém, Onyx suprimiu o item que permitia a prisão preventiva quando há suspeitas de que o acusado esteja ocultando bens desviados.
E incluiu outro: o instrumento da transação penal, pelo qual os réus podem reduzir suas penas mediante admissão de culpa.
Será que ele estava pensando no futuro?
De maneira presciente, ao incluir a possibilidade de processar juizes e promotores por abusos, afirmou: “A instituição do crime de responsabilidade para magistrados e membros do Ministério Público pode parecer, à primeira vista, um pouco inusitado. Tradicionalmente este crime está relacionado a infrações político-administrativas. Contudo, é indiscutível que juízes e membros do Ministério Público sejam agentes políticos”.
Hoje, Onyx disse ao R7 que Moro é “a vacina para ter um Brasil verdadeiramente decente, que sempre foi o sonho de Bolsonaro e de todos nós”.

Comentários