"Muito insultuoso": Trump critica a proposta de Macron de criar um "exército pan-europeu"
RT - Postado: 9 nov 2018 21:29 GMT
A Europa não quer apenas se defender das “ameaças” usuais, mas também dos EUA. É isso que o presidente dos EUA diz, sugerindo que o bloco "pague primeiro seu quinhão da Otan".

A Europa não quer apenas se defender das “ameaças” usuais, mas também dos EUA. É isso que o presidente dos EUA diz, sugerindo que o bloco "pague primeiro seu quinhão da Otan".

Os presidentes dos EUA e a França, Donald Trump e Emmanuel Macron, na Casa Branca, em 24 de abril de 2018.
Brendan Smialowski / AFP
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump , condenou a recente proposta do presidente francês, Emmanuel Macron , de criar um "exército pan-europeu" com o qual os países da União Européia podem se defender sem a ajuda de Washington.
"Muito insultante ", disse Trump no Twitter sobre a idéia, acrescentando que "talvez a Europa deva pagar a parte justa da OTAN primeiro" desde os EUA. "subsidia enormemente" essa organização.
O presidente dos Estados Unidos descreveu a proposta de seu colega francês como um exército destinado a proteger a Europa de potenciais inimigos, entre os quais ele mencionou a China, a Rússia e os próprios EUA.
A reação de Trump ocorre um dia antes do início de uma cerimônia em Paris dedicada ao centenário do fim da Primeira Guerra Mundial, que terá a presença do inquilino da Casa Branca.
Segurança europeia em risco
Macron, por sua vez, havia indicado no início da semana que o bloco comunitário "cada vez mais fraturado" precisa ter um "verdadeiro exército europeu" para se defender "sem depender dos EUA". .
O presidente francês também disse que Washington colocará a segurança européia em risco se decidir se retirar do Tratado de Mísseis de Médio e Curto Alcance (INF). "Quem se torna a principal vítima? A Europa e sua segurança", disse Macron.
Comentários