Nassif: A extraordinária incompetência do TSE de Luiz Fux

.
por Luis Nassif - no GGN - 17/10/2018

O que pode ser feito em parceria com o WhatsApp?
Melhorar as ferramentas da checagem de fatos no WhatsApp. No sistema mexicano, você envia a mensagem recebida via WhatsApp a uma agência de checagem, que apura aquilo e devolve o desmentido para todo mundo que enviou aquela mensagem. Isso é uma boa prática para que se produza contrainformação sobre ruídos em WhatsApp.

É fantástica a naturalidade que o Humberto Jacques se refere a uma ferramenta, já existente, e ao fato de só agora o TSE saber dela. Ou seja, no final das eleições, sem prazo para corrigir os fakenews, o subprocurador entra em contato com o WhatsApp e fica sabendo da ferramenta.
O que o Ministro Luiz Fux fez, no período em que ameaçava com os raios do Olimpo, os geradores de fakenews? Inclusive, chegou a ameaça-los de busca e apreensão, antes que soltassem suas ficções – o que caracterizaria censura prévia.
Fux se valeu exclusivamente de jogadas retóricas: criação de uma força tarefa sabe-se lá para quê; ameaças verbais etc. Não tomou nenhuma iniciativa óbvia – como conversar com as redes sociais ou saber da experiência de outros países. Nem ele, nem sua sucessora.
Agora, fica-se sabendo pelo douto Humberto Jacques, que existia uma solução simples, já testada, ao alcance da mão.
Será útil para, no dia seguinte às eleições, enviar uma mensagem a todos os usuários: vocês foram enganados, mas Inês é morta!

Comentários