“Eu duvido que depois de eleito, Bolsonaro saia do poder. Ele é candidato a formar um Reich”, diz especialista

.

Adriana Dias, doutora em antropologia social que estuda o fenômeno da extrema direita, lembra que os discursos do candidato do PSL incentivam os grupos neonazistas no Brasil

17/10/2018

Bolsonaro incentiva a atuação de grupos neonazistas. Seus discursos racistas, machistas, elitistas e opressores legitimam as ações de grupos extremistas. A conclusão é de Adriana Dias, doutora em antropologia social que estuda o fenômeno da extrema direita no Brasil há mais de quinze anos.
A especialista fez questão de destacar que Bolsonaro jamais tentou se desassociar de grupos nazistas que fazem manifestações usando o seu nome:

“Pelo contrário: ele mandou cartas de apoio para grupos neonazistas”, revela.

Adriana explicou, em entrevista à Forum, que iniciou sua pesquisa sobre neonazismo em 2002. Segundo ela, muitos questionaram sua motivação, pois não haveria nenhuma articulação nazista no país, naquela época. A pesquisadora, por sua vez, disse que sua tese de que haveria uma explosão de movimentos neonazistas se confirmou com os anos.

“Eu via um potencial crescimento desse movimento. Acabou acontecendo. Quando a realidade provou meus dados eu fiquei bastante desanimada. Preferia estar errada”, diz.


Segundo Adriana, no início do estudo, em 2002, foram identificados 8 mil sites em português de conteúdo neonazista. Hoje, são mais de 400 mil pessoas participando de fóruns, sites e comunidades de extrema direita.

“É uma coisa tsunâmica. Falam que fascismo é algo démodé, do passado. Não é. O fascismo está presente no Brasil hoje. O neonazismo é um perigo verdadeiro à civilização ocidental”, alerta.


Ainda de acordo com Adriana, três fatores foram fundamentais para o crescimento do neonazismo no Brasil: a crença no mito da meritocracia; a construção do “outro” – isto é, sempre ter alguém a quem culpar: o pobre, o gay, o negro, as mulheres, o nordestino; e o culto à masculinidade.

Adriana alerta que os três fatores são os mesmos que criaram o ambiente para a ascensão do nazismo na Alemanha.


Na entrevista, Adriana explicou ainda que a candidatura de Bolsonaro tem relação direta com os grupos neonazistas e que os discursos do capitão da reserva reproduzem as ideias fascistas:

 “Eu duvido que depois de eleito ele saia do poder. Duvido que depois de eleito haja outra eleição. Ele é candidato a formar um Reich”.

Comentários