Tijolaço: Eleitor de Lula ainda não sabe que Haddad é Lula
POR FERNANDO BRITO · 20/09/2018
. |
Muitos leitores duvidaram aqui quando escrevi que o “Potencial do Candidato do Lula é de 49%‘, informando que, segundo o Datafolha de 11 de setembro.
Espero que acreditem agora, quando é a própria Folha quem, com dados da pesquisa desta madrugada, diz serem 33% os que votariam com certeza no “candidato do Lula” e 16% os que “poderiam votar”. Portanto, 48% na soma, o mesmo, estatisticamente, que na rodada anterior.
Isso, em matéria de votos válidos, porque há a parcela de quem não vota em nenhum candidato, mesmo, dá maioria absoluta. Mas está longe de ser o teto de Haddad num segundo turno, porque é os anti-Lula que menos ainda dariam o voto ao ex-capitão.
O jornal dá mais detalhes sobre o grau de conhecimento de que é Fernando Haddad este candidato, fato sobre o qual tenho chamado a atenção dos leitores, como aqui.
Os 64% de conhecimento geral que Haddad é Lula – eram 59%, na pesquisa anterior – são ainda pouco.
Os dados mais detalhados ainda não foram abertos pelo Datafolha, mas o que publicam já dá para mostrar fatos importantes:
Entre os eleitores de escolaridade apenas do ensino fundamental, o conhecimento de que Lula indica Haddad é de 51%. No dia 10 este conhecimento era de 23% dos entrevistados, nos dias 13 e 14 chegava a 32%. Neste grupo, o “votaria com certeza” no candidato de Lula chega a 47%, mas Haddad ainda tem 19%.
Entre os que ganham até 2 salários mínimos, 60% sabem que Haddad é Lula. Eram 27% no dia 10, passaram a 40% no dia 13/14 e agora são dois terços. Neste segmento, segundo o Datafolha, 45% votariam “com certeza” no candidato de Lula. Haddad pontua 20%.
Duas coisas ficam patentes.
A primeira é que o foco da campanha de TV e rádio segue sendo Lula é Haddad13 e Haddad13 é Lula.
A segunda é que a história de “empate técnico” é conversa pra boi dormir.
Mo Nordeste, nas mesmas datas, eram 37% e depois 50% os que sabiam do apoio. O jornal não informa a parcela atual, mas diz que neste eleitorado (26% dos brasileiros) a resposta de “votar com certeza” no candidato de Lula é de 53% do total.
Há mais: entre os indecisos, 45% votariam com certeza em um nome indicado por Lula e mais 15% “poderiam votar”. Mas sete entre cada dez deles (68%) não sabem que Haddad é o candidato lulista.
Comentários