Sergio Saraiva: Precisamos conversar sobre o PT no poder

.
Por Sergio Saraiva - no GGN - 02/09/2018

O que você se lembra dos governos do PT?
Isso é mais importante do que você inicialmente pode imaginar. Principalmente porque, dentro de um mês, você escolherá o próximo presidente do Brasil.
Com o impedimento de Lula pelo TSE – apesar da resolução da ONU a favor seu favor – Haddad deverá ser o candidato do PT à presidência da República. Veja, nada mudou. Porque Haddad é Lula e Haddad é PT. E, com Haddad, o PT pode voltar ao poder.
Você quer o PT de volta ao Governo Federal?
Caso você tenha 30 anos ou mais, você conhece a história do PT no poder. Então, reflita por alguns minutos e responda:

Qual era a taxa de desemprego no Governo Lula? Qual a chance de um trabalhador conseguir um emprego com carteira assinada, naquela época? Você conseguiu algum aumento salarial, naquele período? Melhorou de emprego?
Qual a chance do filho de um trabalhador entrar na universidade pública, durante os governos do PT? E nas faculdades particulares? Havia como pagar as mensalidades? Aliás, quantas universidades públicas o PT construiu? Foram treze anos no poder.
E na saúde? O PT acrescentou algum médico ao serviço público de saúde? Deu acesso a remédios para os mais pobres?
Mesmo que você seja de classe-média, pode ao menos pensar no que é a vida dos mais pobres. Os mais pobres tinham mais comida no prato, só porque Lula estava no poder? Podiam comprar um botijão de gás, por mês, por exemplo?
E você, tinha acesso a financiamento para compra da casa própria? E para a compra de um carro? Ou, então, para um simples eletrodoméstico? Você tinha crédito nos governos do PT?
Você conseguia, ao final do mês, pagar as suas dívidas, durante os governos do Lula? Sobrava alguma coisa para a poupança?
Qual era o preço do combustível, da energia elétrica e dos alimentos, durante os governos do PT?
Caso você seja um aposentado, qual a valorização que Lula trouxe para o salário mínimo? A vida do aposentado melhorou, com Lula? E, hoje, está pior?
Não vou nem perguntar se o Brasil era respeitado no exterior, no tempo do Lula. Ou se não passávamos de mais um cachorro vira-latas internacionalmente. Mas poderia perguntar.
As respostas a essas perguntas são muito importantes para o futuro do Brasil. Futuro que nós vamos começar a desenhar, a partir das eleições de outubro. Se você não conhece as respostas, procure-as. Não é difícil encontrá-las.
Mas, por favor, pense nisto: Haddad é Lula.
A vitória de Haddad é a vitória de Lula. Com Haddad, Lula volta. E volta também tudo que o foram os governos Lula.
É isso que você quer novamente para o Brasil?

PS: mais questionamentos como estes podem ser encontrados na Oficina de Concertos Gerais e Poesia.

Comentários