Jeferson Miola: Sextas-feiras com Gilmar

gilmar2
.
por Jeferson Miola - em seu Blog - 14/09/2018

A concessão de habeas corpus ao tucano Beto Richa na noite duma sexta-feira não seria estranha não fosse o hábito tão costumeiro de Gilmar Mendes conceder habeas corpus a presos notáveis, poderosos e endinheirados justamente nas noites de sextas-feiras.
Gilmar Mendes se notabiliza no stf pela argúcia, atrevimento e, sobretudo, pelo engajamento partidário em defesa dos interesses gerais da oligarquia e dos interesses particulares do PSDB e do tucanato.
Um aperitivo [parcial, bastante reduzido] da lista dos beneficiários de habeas corpus do Gilmar nas noites de sextas-feiras [alguns brindados com mais de 1 benefício]:

– Paulo Vieira de Souza, Paulo Preto, operador do PSDB;
– Carlos Miranda, principal operador de Sergio Cabral;
– Orlando Diniz, ex-presidente da Fecomércio do Rio de Janeiro, acusado de desviar R$ 10 milhões dos cofres públicos;
– Daniel Dantas, banqueiro implicado em mega-escândalos de corrupção;
– Jacob Barata, conhecido como “rei dos ônibus” [e da corrupção] e com grau de compadrio com Gilmar;
– Roger Abdelmassih, médico condenado a 278 anos de prisão por violentar sexualmente 37 mulheres.
Em outros dias da semana, a indústria de habeas corpus do Gilmar a presos notáveis, poderosos e endinheirados também funciona a pleno vapor. Uma agraciada pela gentileza jurídica do Gilmar numa terça-feira de 2013, por exemplo, foi Cristina Maris Meinick Ribeiro.
De acordo com o noticiário da época, Cristina Maris foi denunciada pelo Ministério Público Federal por ter dado sumiço no processo contra a Globopar, controladora das Organizações Globo, por sonegação fiscal. O roubo envolvia mais de meio bilhão de reais.
Não se tem notícias sobre o extravagante gosto de Gilmar despachar habeas corpus às sextas-feiras à noite.

Comentários