A Noruega liderou o 'ranking' de nações com as melhores condições de vida, de acordo com o Human Development Report 2018, recentemente preparado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) .
Este estudo anual reúne os dados mais recentes de 189 países, levando em consideração três fatores: saúde, nível educacional e renda econômica.
Segundo o relatório, os países com as maiores taxas de desenvolvimento humano são a Noruega , a Suíça, a Austrália, a Irlanda e a Alemanha . No top 10 dos melhores países também entraram na Islândia, Hong Kong (China), Suécia, Cingapura e Holanda (nesta ordem).
Enquanto isso, a Espanha ficou em 26º e a Rússia em 49º.
Em relação aos países latino-americanos, o Uruguai está na 55ª posição. Atrás aparecem Costa Rica (63), Panamá (66), Cuba (73), México (74), Venezuela (78), Brasil (79).
Segundo a lista, os países com as taxas mais baixas de desenvolvimento humano são Burundi (185), seguido do Chade (186), Sudão do Sul (187), República Centro-Africana (188) e Níger (189).
No geral, o relatório observou que, embora o desenvolvimento humano médio tenha melhorado significativamente em todas as regiões entre 1990 e 2018, ainda existem diferenças consideráveis em todo o mundo em termos de bem-estar das pessoas.
Comentários