Por que a Venezuela venderá gasolina a preços internacionais?

O preço da gasolina em dólares, de acordo com a taxa oficial de remessas, é de US $ 0,000002, muito menos do que um centavo.
O preço da gasolina em dólares, de acordo com a taxa oficial de remessas, é de US $ 0,000002, muito menos do que um centavo. | Foto: AVN
Telesur - 14/08/2018

Com essa medida, o governo venezuelano pretende enfrentar o contrabando de combustível para as nações vizinhas.

Na opinião do economista venezuelano Elio Córdova , o novo preço da gasolina buscará abrir o custo do combustível e lidar com o contrabando  para as nações vizinhas da Venezuela .  

Em uma entrevista com a Telesur, Córdova disse que os atuais preços de combustível na Venezuela representam uma vantagem para as máfias que traficam gasolina para vender a preços internacionais muito mais elevados.

De acordo com o economista, a medida anunciada pelo presidente Nicolas Maduro  na segunda-feira também visa coibir o contrabando, redistribuir recursos para os mais necessitados e reduzir bolívares déficit domésticos.






Pare o contrabando de gasolina

Cordova assegurou que "o preço barato da gasolina incentiva o contrabando ". Presidente Maduro disse segunda-feira que "ficou aquém das projeções e cálculos de quanto você perder a nação na gasolina para ser Colombia através máfias do tráfico , legalizada pelo governo do ex-presidente Juan Manuel Santos. Ele havia dito que estávamos perdendo 5 bilhões de dólares por ano e eles calculam que poderiam ser da ordem de 18 bilhões de dólares em perdas líquidas ".

Aumentar o preço não seria atraente para as máfias, porque elas não poderiam continuar com o tráfico de combustível, acrescentou o economista.



“La única vía de acabar con el contrabando de gasolina es llevando su costo a precio internacional y derrotar a mafias que llevan nuestra producción a Colombia y El Caribe, por eso apruebo subsidio para los venezolanos rumbo a la estabilización del hidrocarburo” @NicolasMaduro

Redistribuição social e déficit interno

Por volta de redistribuição, Córdova disse através de registo e recenseamento automóvel pode verificar a necessidade de subsídio aos combustíveis para torná-lo alcançar aqueles que precisam -lo .


No déficit interno, com o novo preço da gasolina, o Estado poderá gerar mais bolívares e reduzir o déficit da moeda nacional .

Qual será o preço da gasolina? 

Ao ouvir a notícia sobre o novo preço da gasolina para o montante internacional, foi criada uma matriz que indicava que o valor seria semelhante ao dos Estados Unidos e da Europa.

O economista alertou que isso é falso. Cordova explicou que antes de definir o novo preço, um estudo deveria ser conduzido para determinar um custo acessível para a maioria dos venezuelanos.

O preço deve ser semelhante ao custo de um litro de gasolina na região.

O novo preço não irá gerar dólares?

O economista disse que vender gasolina a preços internacionais não gerará dólares para a economia venezuelana, já que o combustível será vendido em bolívares. Para gerar moeda estrangeira, a gasolina deve ser vendida no exterior.

O preço da gasolina na Venezuela

Dados da Opep mostram que para 2017 na Venezuela foram consumidos, em média, 195 mil barris diários de gasolina, cerca de 29 milhões e 250 mil litros. À luz dos números da produção de gasolina no país, está claro que a Venezuela recorreu no ano passado à importação de cerca de 26 mil barris de gasolina por dia.



Presidente Nicolas Maduro, disse em 28 de julho que "dizer que na Venezuela a gasolina dá muito pouco, pago para jogar. Aqui gasolina vale nada. Mas dizer que é uma mentira, sim vale muito, você paga o Estado".


.
A Venezuela tem a gasolina mais barata do mundo. Foto: AVN
Em números, o preço atual da gasolina de 91 octanas é um bolivar forte e 95 octanas seis bolívares fortes. O preço dessa gasolina em dólares, de acordo com a taxa oficial de remessas, seria então de US $ 0,000002, muito menos do que um centavo.

Comentários