Com tranquilidade e sem imprevistos: a reconversão monetária começa na Venezuela

RT - Postado: 20 ago. 2018 19:16 GMT

O banco venezuelano e o comércio realizaram nesta segunda-feira os últimos ajustes para se adaptar a uma moeda com cinco zeros a menos.
Com tranquilidade e sem imprevistos: a reconversão monetária começa na Venezuela
Um homem mostra a nova conta de dez bolívares soberanos em um caixa eletrônico em Caracas, em 20 de agosto de 2018.
Carlos Garcia Rawlins / Reuters

Uma segunda-feira que parece domingo começou o dia indicado para que o novo cone monetário que suprimisse cinco zeros à moeda entrou em vigor na Venezuela.
Nas ruas e avenidas do centro de Caracas, banhadas pelo sol inclemente, havia pouca circulação de carros e mais de 90% das empresas estavam fechadas até o meio-dia. Este dia foi decretado como não-trabalho pelo presidente Nicolás Maduro para que empresas, bancos e indústrias fizessem os últimos ajustes em seus sistemas eletrônicos.
Pessoas, sem a azáfama diária, trocaram impressões e suposições sobre o impacto desta segunda reconversão monetária. A primeira ocorreu em 2008, durante o governo de Hugo Chávez: na época, três zeros foram retirados da moeda local e o bolívar foi renomeado bolívar fuerte. 

"Encontramos a fórmula"

O presidente Maduro postou em sua conta no Twitter que " encontrou a fórmula revolucionária " para "o reequilíbrio geral da sociedade, baseado na produção de bens e na remuneração dos salários".
Da mesma forma, ele acrescentou que com esse plano econômico ele acabaria definitivamente com " o modelo perverso que dolarizava os preços no país".
A Venezuela tem uma economia caracterizada pela hiperinflação e especulação, que baseia a fixação de custos no dólar paralelo ou ilegal. Os aumentos em bens e serviços, explicaram os especialistas, não foram feitos com base em leis econômicas, mas em cálculos vinculados às grandes flutuações da moeda norte-americana no país sul-americano, que são estabelecidas na Colômbia e nos EUA. , de acordo com o governo venezuelano.
Ministro Comunicação Jorge Rodriguez, disse no sábado que permitiu que 300 franquias troca agências em aeroportos, hotéis e centros comerciais onde haverá compra e venda de câmbio resultantes de leilões sistema de taxa de câmbio Mercado Flutuante Complementar (Dicom). Até o momento, no país sul-americano, a troca de moedas foi feita de forma não oficial ou com leilões muito esporádicos que não tiveram impacto sobre os preços.
Em uma entrevista, o economista Ingerzon Freites catalogado a proposta do governo venezuelano para enfrentar a crise como um programa económico global "porque eles são aspectos tocantes de transmissão da política econômica", que inclui ações em, monetária, cambial fiscal e política externa .

Lista bancária

De contas iniciais dos vários bancos privados e públicos, eles penduraram em imagens redes sociais para verificar que seus ATMs já tinha as novas notas e que seus sistemas foram totalmente adaptado para a manipulação do bolívar soberano.
O vice-presidente venezuelano, Delcy Rodríguez, informou em uma entrevista coletiva que 92% dos bancos reativaram sua plataforma eletrônica. As agências bancárias fecharam na sexta-feira passada e depois das 18 horas de domingo não houve transações de qualquer espécie.
Rodriguez explicou que registraram cerca de 400 mil operações eletrônicas na madrugada de segunda-feira.
Na Venezuela, não é uma  crise dinheiro  devido ao contrabando de papel-moeda para países como a Colômbia, onde é vendido até a cinco vezes acima do seu valor, o que fez com que na maioria das lojas são dois tipos de fixação de preços : um para transações eletrônicas e outro para aqueles feitos com papel-moeda.

Bolivar soberano

Por enquanto o bolívar fuerte e o soberano bolívar coexistirão . Este último, como relatado Maduro, será ancorado em Petro, criptomoeda venezuelana, de modo que a disponibilidade de bolivars soberanos fica sujeita ao montante de Petros e agir como uma moeda associada com o cesto ou o valor do preço do petróleo bruto venezuelana Cerca de US $ 65.
As novas notas circularão na economia nacional será de 2, 5, 10, 20, 50, 100, 200 e 500 bolívares soberanos, e cocircularán com notas de 1.000, 2.000, 5.000, 10.000, 20.000 e 100.000 bolívares.

Aumento de salário

Na sexta-feira passada, o presidente venezuelano anunciou o novo salário mínimo integral que corresponde a meio petro ou 1.800 bolívares soberanos . 
Maduro para a frente no último domingo que o novo salário mínimo terá efeito a partir de 1 de setembro e será cancelada em partes 7, 14 e 30 de Setembro. Da mesma forma, cometida em três meses para cancelarles pequenas e médias empresas privadas a diferença gerada pela nova renda mínima porque os salários passou de cinco milhões para 180 milhões do antigo cone monetária (50 a 1.800 bolívares soberanos) .
Como um meio de protecção social em ambientes que serão nos preços de bens e serviços, o governo venezuelano irá depositar através do Carnet de la Patria, um cartão onde os dados, renda e condição socioeconômica de mais de 14 milhões de venezuelanos são registrados , uma série de bônus.

Preços acordados

A partir desta terça-feira, o governo anunciará uma lista de cerca de cinquenta artigos que terão novos preçosacordados entre os produtores e as autoridades antes do novo cone monetário.
Anteriormente os rótulos dos produtos na Venezuela mudavam com vertiginosidad e respondiam às variações para o surgimento da moeda estadounidense.
"Na terça-feira começaremos a publicar todos os preços para que a cidade os conheça e os defenda", disse Maduro em seu discurso no último domingo.
Bilhete de dois bolívares soberanos em Caracas em 20 de agosto de 2018 / Carlos Garcia Rawlins / Reuters
A questão dos novos preços gerou expectativas entre aqueles que acreditam que alguns empregadores não conseguirão pagar sua folha de pagamento e entre aqueles que pensam que a cesta básica poderia estar localizada acima do salário mínimo anunciado. Diante dessas especulações, Maduro lembrou que não deveria ser maior que a renda mensal. 
Entre as medidas econômicas anunciadas recentemente esperado aumento dos preços dos combustíveis aos preços internacionais, aumentou quatro pontos percentuais Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) isentos de alimentos e serviços e um tipo de flutuação só mudam.
Nathali Gómez

Comentários