Bancada ruralista deve se fortalecer ainda mais, diz consultor do agronegócio

O ministro da Agricultura do Brasil Blairo Maggi durante visita técnica à JBS SA, na cidade de Lapa, Paraná, em meio a acusações da Operação Carne Fraca.
.
Sputnik Brasil - 02/08/2018

O poder da bancada ruralista deve aumentar ainda mais na próxima legislatura e o Ministério da Agricultura sempre foi lar de grandes produtores rurais. A avaliação é do consultor do agronegócio e especialista em agricultura Rui Daher
Daher acredita que o cenário influencia na regulação dos agrotóxicos no país. Para ele, as regras para estes produtos "sempre foram feitas sem olhar para o cuidado da saúde humana, da saúde animal". 
"O Ministério da Agricultura sempre foi comandado por políticos, e políticos com um viés extremamente ruralista e a favor das grandes culturas, de commodities", diz Daher à Sputnik Brasil.

O consultor avalia que a resistência feita pela sociedade civil ao chamado projeto de lei de veneno, atualmente em discussão no Congresso, pode não ser suficiente. Ele lembra que a reforma do Código Florestal no Brasil, em 2011, também recebeu forte oposição, mas acabou aprovada.
PL do veneno foi proposto pelo ruralista e então senador Blairo Maggi, o PL prevê que os registros dos agrotóxicos sejam centralizados no Ministério da Agricultura e a implantação de regras mais brandas para os registros destes produtos. O projeto também prevê que a palavra "agrotóxico" seja substituída pela palavra "pesticida". Maggi é o atual ministro da Agricultura de Michel Temer (MDB).
Daher ressalta que Maggi é "o maior produtor individual de soja" do país e que a regulação do setor enfrenta "pressão enorme porque esses produtos [agrotóxicos] são praticamente todos fabricados por multinacionais."
"Hoje a bancada ruralista, pela Frente Parlamentar Agropecuária e a Confederação da Agricultura e Pecuária, atua de forma hegemônica e é uma das maiores no Congresso. Eles cresceram e a tendência é que eles cresçam ainda mais, sejam ainda mais fortes", afirma.

Comentários