França ataca contra a "guerra comercial dos EUA regida pela lei da selva"

RT - Postado: Jul 22 2018 03:12 GMT

Le Maire assegura que, em assuntos comerciais, o governo Trump age de acordo com a "lei da selva" e instou Washington a respeitar seus aliados e regras multilaterais.

França ataca contra a "guerra comercial dos EUA regida pela lei da selva"
O ministro das Finanças francês, Bruno Le Maire
Gonzalo Fuentes / Reuters
A atual política comercial de tarifas unilaterais de Washington é baseada na "lei da selva", disse o ministro francês das Finanças, Bruno Le Maire, que também adverte que uma guerra comercial agora se tornou uma realidade. 
Nós chamamos os EUA raciocinar, respeitar as regras multilaterais e respeitar seus aliados
"O comércio mundial não pode ser baseado na lei da selva, e o aumento unilateral das tarifas é a lei da selva, a lei da selva, a lei do mais forte ... isso não pode ser o futuro da selva. relações comerciais globais ", disse Le Maire, citado pela agência AFP, de Buenos Aires, onde uma cúpula de ministros das finanças do G-20 acontece em 21 e 22 de julho.
Segundo o ministro, essa lei só "enfraquecerá o crescimento, ameaçará os países mais frágeis e terá conseqüências políticas desastrosas". 

"Nós nos recusamos a negociar com uma arma na cabeça"

Le Maire assegurou que a UE não pode considerar a negociação de um acordo de livre comércio com os EUA. sem que Washington primeiro retire suas tarifas sobre aço e alumínio, informa a Reuters . De sua parte, o secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, defendeu as tarifas e instou a UE e a China a abrirem seus mercados para permitir a livre concorrência.
"Nós nos recusamos a negociar com uma arma no templo", disse Le Maire, acrescentando que a França e a Alemanha concordam que Washington deve dar o primeiro passo, eliminando as tarifas. 
Em 15 de julho, o presidente dos EUA, Donald Trump,  descreveu a UE como um "inimigo" dos Estados Unidos na esfera comercial.
"Todos, especialmente países europeus, estamos preocupados com esta guerra comercial que começou um há algumas semanas. Esta guerra comercial irá criar apenas perdedores, destruir empregos e  afetar o crescimento global.  Conclamamos o US à razão, o respeito regras multilaterais e respeitar seus aliados ", disse o ministro francês.
  • Em março passado, o presidente dos EUA Ele ordenou  tarifas de 25% sobre o aço e 10% sobre o alumínio importado da China e de vários outros países, incluindo Rússia, Índia, Japão e Turquia.
  • No final de maio, a medida foi estendida à União Européia, Canadá e México, que inicialmente estavam isentos.

Comentários