Lisboa: Homenagem a Marielle Franco

No Rio de Janeiro e em Lisboa, centenas de pessoas homenagearam a vereadora do PSOL, assassinada esta quarta-feira. O Bloco de Esquerda apresentará um voto de pesar esta sexta-feira.

esquerda.net - 15 de Março, 2018 - 22:31h

Foto de André Castro Soares.
Na capital de Portugal, cerca de 700 pessoas juntaram-se como forma de homenagem a Marielle Franco. A vereadora do PSOL foi assassinada esta quarta-feira, dia 14 de março, enquanto viajava de carro no centro da Região do Rio. Em Lisboa, está ainda convocada uma vigília para o dia 19 de março, às 18 horas, na praça Camões. No mesmo dia, às 18h30, haverá uma concentração no Porto, no Consulado Geral do Brasil.
José Soeiro, deputado do Bloco de Esquerda, presente na manifestação em Lisboa, considerou este crime “chocante”, feito contra “uma pessoa assassinada por ser uma militante política, de esquerda, negra, favelada”. Soeiro considera que “o Brasil vive um dos momentos negros da sua história, após um golpe que destituiu a presidente eleita, com políticas de direita e a extrema-direita a governar o Rio de Janeiro, e ainda com a violência militar instalada”. Salienta que “este é um dos muitos casos” e diz-se “solidário por quem, no Brasil, luta pela democracia e pelos direitos sociais”.

Catarina Martins, na Assembleia da República, disse que Marielle foi “barbaramente executada” e que o Bloco apresentará esta sexta-feira, dia 16 de março, um voto de pesar pela morte de Marielle Franco e de Anderson Pedro Gomes, motorista do carro em que a vereadora se encontrava. Este é “voto de solidariedade com todos os que não desistem da democracia no Brasil”.
Fotografia de Ana Feijão
Fotografia de Ana Feijão

Comentários