Existem 27 emoções humanas, sugerem especialistas

.

Cientistas da Univerdidade da Califórnia em Berkeley identificaram 27 categorias diferentes de emoções e criaram um mapa multidimensional para demonstrar sua interconexão, publicou hoje a revista Pnas.

O conceito estendido de que a maioria das emoções humanas ficam dentro de seis categorias (alegria, tristeza, ira, surpresa, medo e indignação) poderia ser derrubado, constataram os autores.

Em seu trabalho, os especialistas analisaram com modelos estatísticos, as respostas de mais de 800 pessoas a respeito de dois mil videoclipes emocionalmente chamativos.

Achamos que se precisam 27 dimensões diferentes, não seis, para responder pela forma como centenas de pessoas informaram se sentir a resposta de cada video, disse o diretor do estudo, Dacher Keltner, professor e especialistas na ciência das emoções.

Segundo o acadêmico, o trabalho demonstrou que a cada estado emocional não é uma ilha, senão que há grades de emoções; por exemplo, entre a tranqüilidade e o assombro, terror e tristeza, regozijo e adoração 

Entre as emoções qualificadas pelos grupos do estudo figuram admiração, adoração, apreciação estética, regozijo, ansiedade, assombro, incomodidade, aborrecimento, júbilo, calma, confusão, desejo, indignação e dor profunda.

Assim mesmo identificaram o embelesamiento, a inveja, a excitação, o temor, o terror, o interesse, o desfrute, a nostalgia, o romance, a tristeza, a satisfação, o desejo sexual e a compaixão.

oda/bhq/jcfl/gdc

Comentários