Frente Brasil Popular reúne-se para fortalecer o Congresso do Povo
Aprofundar a análise da conjuntura nacional pós-condenação do ex-presidente Lula pelo TRF-4 assim como apontar para as próximas ações. São esses os objetivos das atividades organizadas pela Frente Brasil Popular que serão realizadas a partir desta quinta-feira (1º) e prosseguem na sexta-feira (2) em São Paulo. O objetivo é a organização do Congresso do Povo, espaço de debate que busca alternativas para a crise econômica e política instaladas no país.
Fazem parte da Frente Brasil Popular cerca de 100 entidades do movimento sindical e social. A organização espera reunir na Escola Florestan Fernandes, em Guararema (SP), representantes dos 27 estados brasileiros e também representantes de cada entidade. Nos dois dias de atividade serão construídas as etapas estaduais e municipais do Congresso do Povo.
Articuladora ativa das manifestações em defesa da democracia e do direito de Lula ser candidato, a Frente Brasil afirma que a condenação do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) ao ex-presidente faz parte do golpe parlamentar que destituiu a presidenta eleita Dilma Rousseff.
Para a Frente Brasil Popular, o objetivo da condenação é a consolidação do "programa de retirada de direitos dos trabalhadores, destruição do Estado social, entrega dos nossos recursos naturais e submissão ao imperialismo dos Estados Unidos”, afirmou trecho da nota da organização após a decisão dos desembargadores do TRF-4.
De acordo com a organização, aqueles que deram o golpe concentram as forças para retirar o direito do povo à aposentadoria. “Setores que sugam a Nação e em um ano, tiram recursos da educação, ciência e tecnologia, saúde e serviço social. Atacaram a Constituição Federal de 1988, a CLT com a reforma trabalhista, tiram direitos todos os dias. O próximo passo é o ataque à aposentadoria”, continuou a nota.
O desafio dos movimentos neste momento é apontar saídas que tenham compromisso com as necessidades da maioria da população, defende a organização. “Por isso, a Frente Brasil Popular conclama todos e todas que querem tornar o Brasil uma Nação forte, desenvolvida, independente com emprego e justiça social, ao engajamento na construção do Congresso do Povo Brasileiro, para debater o futuro do país e organizar nossas lutas”.
SERVIÇO
Dia 1º de fevereiro - Reunião do Coletivo Nacional da FBP
Dia 2 de fevereiro - Seminário do Congresso do Povo.
Local: Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), na cidade de Guararema (SP), Rua José Francisco Raposo, 1.140.
Comentários