Preso no Brasil líder do cartel mexicano de Jalisco


A DEA indicou que seis cartéis mexicanos dominam o mercado norte-americano de drogas;  O de Sinaloa é aquele com maior presença, com uma crescente preponderância do cartel de Jalisco.

A DEA indicou que seis cartéis mexicanos dominam o mercado norte-americano de drogas; O de Sinaloa é aquele com maior presença, com uma crescente preponderância do cartel de Jalisco. Foto: Sputnik



Aparentemente, o suspeito entrou na nação sul-americana com um documento migratório da Bolívia, mas com falsa identidade.

A polícia federal do Brasil prendeu quarta-feira o mexicano José González Valência, um dos líderes do cartel da Jalisco Nueva Generación (CJNG), de acordo com a mídia local.
Fontes oficiais indicam que o Supremo Tribunal Federal do Brasil ordenou a detenção preventiva para fins de extradição, a pedido dos Estados Unidos, onde o cidadão mexicano deve responder por tráfico de drogas.
De acordo com informações da Polícia Federal, González Valência vivia na Bolívia por dois anos e entrou no Brasil como turista em 22 de dezembro. "Ele entrou com um passaporte boliviano e estava em uma casa alugada na costa do Ceará", disse a nota oficial.
A US Drug Enforcement Agency (DEA) indicou que seis cartéis mexicanos dominam o mercado norte-americano de drogas; A de Sinaloa é a que tem maior presença, com uma crescente preponderância do CJNG. Além disso, eles operam o cartel de Juarez, o cartel do Golfo, Los Zetas e a Organização Beltrán-Leyva.

Comentários