Roger Waters e Thurston Moore pedem a Nick Cave para não atuar em Israel

A atuação de Nick Cave em Tel Aviv está agendada para os dias 19 e 20 de novembro. Numa carta aberta, várias personalidades pedem ao músico que se mantenha fiel ao seu apoio àqueles que se opuseram aos ataques de Israel contra Gaza e que defenda a liberdade.

esquerda.net - 1 de Novembro, 2017

A atuação de Nick Cave e dos Bad Seeds em Tel Aviv está agendada para os dias 19 e 20 de novembro. Foto de Bleddyn Butcher, 2012, Wikimedia Commons.
Carta aberta a Nick Cave: "Não vá - não enquanto existir apartheid".
30 de outubro de 2017, Londres.
Caros Nick Cave e Bad Seeds,
Está previsto atuarem em Tel Aviv nos dias 19 e 20 de novembro. Por favor, não vão.
Nas palavras de um recente relatório da ONU, "Israel estabeleceu um regime de apartheid que domina o povo palestiniano".
Dominação significa escritores palestinianos sob prisão domiciliária. Festivais literários encerrados. Atores e músicos proibidos de viajar. Media social sob vigilância. Os centros de media invadidos e saqueados. O uso normalizado da força militar contra uma população cativa. A expansão constante dos colonatos ilegais.
São crimes. Mas quando artistas internacionais do vosso estatuto, apesar dos apelos dos palestinianos, continuam a aparecer em palcos israelitas, o governo que promove esses crimes ganha coragem: o que quer que faça, parece que não haverá penalidade.

Como outros que adicionaram Tel Aviv à sua digressão, podem dizer que se opõem a Netanyahu. Mas tem pouca importância se os artistas apoiam ou não o governo de Israel. O que é importante é o facto de estarem dispostos a atuar em Israel. É visto como uma aprovação pública do status quo: é por isso que o ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel celebrou a visita dos Radiohead em julho passado, enquanto os media proclamaram a sua presença como "a melhor hasbara que Israel recebeu recentemente".
Noam Chomsky disse recentemente que se opõe a qualquer aparição pública em Israel que seja usada para encobrir a negação dos direitos humanos palestinianos. Esperamos que estejam de acordo com Chomsky.
Não vão - não enquanto existir apartheid. Mantenham-se fiéis ao vosso apoio àqueles que se opuseram aos ataques de Israel contra Gaza. Defendam a liberdade.
Com os melhores cumprimentos,
Tunde Adebimpe
Saleh Bakri
Breyten Breytenbach
Judith Butler
Carmen Callil
Julie Christie
Molly Crabapple
Angela Davis
Kate Grenville
Ronnie Kasrils
Kathryn Kelly
AL Kennedy
Deborah Kingsland
Marc Lamont Hill
Mike Leigh
Ken Loach
Thurston Moore
Nurit Peled
John Pilger
Michael Rosen
Samah Sabawi
Ahdaf Soueif
Roger Waters
Penny Woolcock

Artigos relacionados: 

Comentários