Para Oliver Hart, Nobel de Economia, privatizar por necessidade de caixa é ruim

Resultado de imagem para Oliver Hart
.
Jornal GGN – O Nobel de Economia de 2016 foi para Oliver Hart, britânico, por suas colaborações à teoria dos contratos. Segundo ele, privatizações não podem ser benéficas em alguns casos pois permitem às empresas reduzirem os investimentos em prol de lucro maior.
O ganhador do Nobel de Economia e professor de Harvard, em entrevista ao Estadão, afirmou ser um cético em privatização alavancada por necessidade de caixa do governo, tal qual querem fazer com a Eletrobrás, defendendo elevação de impostos no lugar de corte de gastos como a principal medida para redução de déficit fiscal. Isso mesmo não sendo uma medida ‘popular’.

Instado a comentar a privatização da Eletrobrás para que o governo faça caixa para diminuir déficit fiscal, Hart afirmou não ser conhecedor da situação brasileira e, mesmo falando de forma generalizada, considera-se um cético na questão da privatização por necessidade de caixa. Segundo ele, o argumento de que uma empresa pode ser mais eficiente privatizada se perde ao não atender o interesse público e, usando de seu monopólio, vai aumentar preços para auferir mais lucros.
Ao ser questionado sobre o que um governo deve levar em conta na elaboração de contrato de licitação, Hart diz que o governo pode fazer é tornar efetiva uma regulamentação, com contrato que diz como os preços devem se comportar.
Quanto à injeção de recursos para salvar bancos, o economista diz que, se um banco tem problemas é preciso ter certeza de que os consumidores estão bem. O ideal é que os consumidores sejam salvos, não os bondholders. Assim, se as pessoas sabem que o governo vai fazer resgate quando necessário, elas fazem investimentos, são incentivadas a investir, enquanto os bancos sabem que serão salvos, daí a necessidade de um mercado mais regulado que não deixe tantos riscos.
Hart diz que este salvamento, nos Estados Unidos, só gerou raiva, dando asas ao populismo, vindo primeiro o Tea Party e depois a eleição de Trump. E que isso tem sido um desastre para o país, pois que ele parece capaz de começar uma guerra nuclear, saiu do acordo de Paris e talvez cancele o Nafta, o que causaria grande impacto negativo na economia do país. E os discursos inflamados não ajudam em nada.

Comentários