Argentina: como o coxinha Macri esmaga a oposição

"Censura de mercado"... No Brasil isso não é novidade!

Conversa Afiada - publicado 22/11/2017

VictorHugo.jpg
Víctor Hugo Morales, um dos principais opositores a Macri na imprensa argentina
Conversa Afiada reproduz comentário de um amigo navegante argentino:
Olá, Paulo Henrique! Você sabia que, na Argentina, Macri tem, obviamente, o consenso da grande mídia e das grandes empresas anunciantes. E ele conseguiu uma coisa que há muito tempo não acontecia: uma "censura de mercado".
O que é isso?
O maior apresentador de TV da oposição, chamado Víctor Hugo Morales, tinha o programa de maior audiência na TV a cabo - na Argentina, a TV a cabo é muito popular, não é uma televisão minoritária. Ele também trabalha na rádio do Página 12.

Ele foi tirado do ar. E a empresa disse que ele foi embora, mais nada.
O que aconteceu é que a empresa que comprou essa TV a cabo é uma empresa de capital vinculado ao Macri.
Portanto, na Argentina, não temos apenas a censura clássica, a censura da mídia pelo Estado, mas também uma forma nova de censura: a "censura de mercado" - que implica, por exemplo, que não tenham empresas privadas a anunciar no Página 12. Elas obedecem ao que o próprio Página 12 chama de "silencioso pacto empresarial" para quebrar o único jornal diário da oposição.
Ontem (21/XI) houve um ato na Plaza de Mayo de apoio a Víctor Hugo Morales.

Reprodução: Telesur
Víctor Hugo Morales provavelmente você conhece. É aquele narrador de futebol que fez a narração histórica do gol do Maradona contra os ingleses em 1986.
Em tempo: "censura de mercado" vigora no Brasil desde quando os bichos falavam... Somos pioneiros... - PHA

Comentários