Portugal: Aumenta o número de vítimas mortais nos incêndios

Pelo menos 31 pessoas morreram nas centenas de incêndios que deflagraram no domingo, o pior dia do ano em fogos. Os números são ainda provisórios, uma vez que todos os dados estão a ser validados pelo Instituto Nacional de Emergência Médica. Pelas 10h desta segunda-feira, existiam 32 incêndios de importância elevada, para os quais estão mobilizados 6 mil operacionais, 1.800 meios terrestres e 18 meios aéreos. Linha telefónica de emergência: 800 246 246. [Em atualização]

esquerda.net - 16/10/2017

Incêndio em Vieira de Leiria este domingo. Foto de Hélio Medeiros.
Incêndio em Vieira de Leiria este domingo. Foto de Hélio Medeiros.
Pelo menos 31 pessoas morreram nas centenas de incêndios que deflagraram no domingo, o pior dia do ano em fogos, disse à agência Lusa fonte da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC). Os mortos foram registados nos distritos de Guarda, Coimbra, Castelo Branco e Viseu.
"Os dados que temos apontam para duas dezenas", afirmou Patrícia Gaspar, diretora-adjunta da ANPC, explicando que estes números podem variar ligeiramente, dependendo da validação do INEM.

Os incêndios provocaram também 51 feridos entre populares e bombeiros. Estão 3 pessoas desaparecidas até ao momento. 
Segundo a Proteção Civil, pelas 8h desta segunda-feira, existiam 32 incêndios de importância elevada, para os quais estão mobilizados 6 mil operacionais, 1.800 meios terrestres e 18 meios aéreos.
Estão pelo menos 25 estradas cortadas devido aos incêndios, com destaque para a A13, A24, A25 e IP5. 
A circulação ferroviária na Linha da Beira Alta continua cortada entre Mortágua e Santa Comba Dão, no distrito de Viseu, devido ao incêndio que ainda se propaga na zona. Segundo o porta-voz da CP, "não é possível fazer o transbordo de passageiros por via terrestre porque há muitas estradas cortadas devido aos incêndios". 
Em Penacova, mais de uma centena de pessoas estão desalojadas e deslocadas. O Presidente da Assembleia Municipal de Penacova, Pedro Coimbra, declarou à agência Lusa que "mais de cem pessoas foram acolhidas no pavilhão municipal". 
A Câmara Municipal de Braga ativou o Plano Municipal de Emergência devido a "condições favoráveis à ocorrência de incêndios florestais". 
11h10 - O primeiro-ministro anunciou que o Governo assinou um despacho de calamidade pública que abrange todos os distritos a norte do rio Tejo, assegurando a mobilização de meios no combate aos incêndios. 
11h25 - Portugal acionou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil e o protocolo com Marrocos, relativos à utilização de meios aéreos.
11h37 - A Ordem dos Médicos suspendeu a greve marcada para esta quarta-feira na região centro e apelou aos clínicos para que se disponibilizem no apoio às populações.
11h40 - A Associação Nacional de Farmácias ativou o seu plano de emergência de forma a garantir assistência às populações. 
12h03 - O presidente da Câmara de Oleiros, Fernando Marques Jorge, confirmou hoje à agência Lusa a existência de 29 feridos entre bombeiros e populares.
12h26 - A RTP noticia que apenas em Oliveira do Hospital foram registados 7 mortos. 
12h40 - Chamas controladas em áreas do Parque Nacional da Peneda-Gerês.
13h53 - 25 queimados foram recebidos pelo Centro hospitalar Tondela-Viseu, tendo transferido os 14 casos mais graves para as unidades do S. João, Coimbra, Lisboa Norte e Lisboa Centro. 
14h24 - Contactado pela agência Lusa, o Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Paulo Vicente, estimou que "cerca de 80% da manta verde do Pinhal de Leiria já ardeu".
15h08 - As escolas bem como todos os transportes escolares de Seia, Gouveia e Fornos de Algodres, bem como Alijó e Murça, e ainda Carregal do Sal, S. Pedro do Sul, Tábua, Tondela, Vieira de Leiria, Vouzela, Campia, e Marianha Grande Nascente, foram fechadas devido aos incêndios.
[Em atualização]

Comentários