Pesquisa Datafolha – “queremos Getúlio”

por Sergio Saraiva - outubro 1, 2017 - Política no Oficina de Consertos

“Saudades do Lula” e rejeição a Sergio Moro – sinais de um novo queremismo?
Lula chega a depoimento
pesquisa Datafolha divulgada em 1º de outubro de 2017 – a um ano da eleição para presidente da República – não traz novidades. Mas mostra a consolidação de uma situação: Lula só não ganha se for impedido de concorrer.
datafolha 4 abr17
Há, contudo, um dado a ser analisado. Pela primeira vez, Lula supera Moro em um hipotético 2º turno eleitoral. E isso se dá em uma curva de tendência na qual Lula mantém um crescimento contínuo desde abril de 2017 e Moro atinge um pico em junho de 2017 e depois sua reta se inverte.

datafolha 1 out17
Mais do que um exercício de imaginação – já que Moro não será candidato – há que se considerar que Moro e Lula travam uma disputa por corações e mentes dos brasileiros na imprensa, redes sociais, nas ruas e tribunais. Moro – o “santo guerreiro” e Lula – “o dragão da maldade”.
Essa curva, porém, mostra uma reversão da opinião pública e muito mais em relação a Moro do que em relação a Lula.  A pesquisa Ipsos de setembro de 2017, inclusive, já mostrava Moro com um considerável aumento de rejeição.
Ipsos Estadão 12
Quanto a Lula, parece ver-se consolidar junto ao público uma saturação em relação as acusações das quais é vítima. A falta da apresentação de provas contra Lula pode estar fazendo pensar na consistência das acusações, mas muito provavelmente, diante da crise econômica do governo Temer, o que deve estar ocorrendo é algo já detectado como “saudades do Lula”.
Estaríamos diante de um novo queremismo?
datafolha 2 out17
A agitação nos quartéis queimando como “fogo de monturo” e o julgamento de Lula agendada para as vésperas das eleições de 2018 só tornam o cenário muito mais interessante.
Definitivamente, o golpe parece ter nos levado de volta aos anos 40.

Comentários