EUA: Os políticos que recebem dinheiro da indústria de armamento

Segundo as contas do Washington Post, apenas no último ciclo eleitoral de 2016, a National Rifle Association deu 3.534.294 dólares a mais de metade dos membros do Congresso.


Donald Trump na conferência da NRA durante a campanha para as presidenciais dos EUA, em 2016. Foto de Erik S. Lesser, EPA/Lusa.
Donald Trump na conferência da NRA durante a campanha para as presidenciais dos EUA, em 2016. Foto de Erik S. Lesser, EPA/Lusa.
Os números explicam porque razão o controlo de armas continua a ser impossível de introduzir nos Estados Unidos da América.
Segundo as contas do Washington Post(link is external), apenas no último ciclo eleitoral de 2016, a National Rifle Association [associação que representa a indústria de armamento] deu 3.534.294 dólares a diferentes membros do Congresso, mais concretamente a 49 Senadores e 258 dos 435 representantes na câmara baixa.
Também a opensecrets.org(link is external) - organização não governamental que investiga as relações financeiras entre lobyistas e políticos do Congresso dos EUA - publicou uma lista detalhada dos políticos no ativo que receberam dinheiro da National Rifle Association, lista limitada ao financiamento através de PACs [veículos de financiamento de campanhas que podem receber e gerir donativos de qualquer origem de forma independente do próprio candidato].

A lista é longa e esmagadoramente dominada por políticos do Partido Republicano, mas também há democratas, nomeadamente Sanford Bishop (Georgia), Henry Cuellar (Texas), Collin Peterson (Minnesota), Tim Walz (Minnesota), e Tammy Duckworth (Illinois).  
Já do lado dos Republicanos, a lista extensa e revela que 215 dos 240 congressistas republicanos receberam dinheiro da NRA. Considerando que a câmara baixa do Congresso é composta por 435 representantes eleitos, a NRA tem influência sobre quase metade de todos os membros. 
No Senado (composto por 100 membros eleitos, 2 de cada Estado), nenhum Democrata recebeu dinheiro da NRA em 2016, mas da parte dos Republicanos, 26 Senadores receberam contribuições, nomeadamente John McCain ou Ted Cruz. 
opensecrets.org explica que os números apresentados representam “contribuições de PACs”. Todos os donativos apresentados são relativos ao ciclo eleitoral de 2016.
Termos relacionados Internacional

Comentários