Partido de Merkel leva quarto mandato, mas registra pior resultado desde 1949

Angela Merkel, chanceler da Alemanha
.
Sputnik News Brasil - 25/09/2017

Como esperado, a União Democrata Cristã (SDU, na sigla em alemão), agremiação da atual chanceler Angela Merkel, ganhou as eleições deste domingo (24) na Alemanha.
Ainda assim, com 33% dos votos, é o pior resultado eleitoral da SDU desde 1949, segundo o jornal The Guardian.
Merkel superou os 20,5% do Partido Social-Democrata (SPD), antigo membro da coalizão de Merkel e que resolveu romper a aliança e apresentar Martin Schulz como candidato. É o pior resultado do SPD desde o pós-guerra.

A eleição deste domingo também foi marcada pela ascensão do partido Alternativa para a Alemanha (AfD), com 12,6% do eleitorado. Criado em 2013 e com um duro discurso de oposição à política de refugiados estabelecida por Merkel, o AfD entrará pela primeira vez no Bundestag, o Parlamento alemão.
"Este é um grande dia para a história do nosso partido político, nós vamos entrar no Parlamento pela primeira vez e vamos mudar este país", disse Alexander Gauland, do AfD.
Ele também afirmou que irá "caçar" Merkel por sua política migratória. "Recuperaremos o nosso país e o nosso povo", afirmou Gauland durante discurso na sede do partido em Berlim.
A quarta força no Parlamento serão os liberais-democratas, com 10,5% dos votos.

Comentários