Seis meses de Doria: marketing, populismo e poucas realizações

VIDA DE GESTOR
O prefeito de São Paulo é muito eficiente nas redes sociais. Porém, sua principal ação até agora tem sido o congelamento de verbas e o corte de programas realizados há anos pelo município
por Redação RBA publicado 16/06/2017 15h13, última modificação 16/06/2017 15h16
LEON RODRIGUES / SECOM-PMSP
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Doria na Av. dos Bandeirantes: Cidade Linda se concentra na região do centro expandido e é o programa mais ativo
São Paulo – Os primeiros seis meses de gestão do prefeito da capital paulista, João Doria (PSDB), foram marcados pelo marketing exagerado, pelo populismo e por poucos projetos realmente desenvolvidos. Exímio utilizador das redes sociais, Doria publicou cerca de 300 vídeos pessoais, até 15 de junho. O prefeito se vale do espaço livre de contestação para manter um diálogo próximo com seus seguidores, inclusive para responder críticas a seu governo. Porém, no mundo real, já foi desmentido mais de uma vez por empresas, artistas, organizações e profissionais, ao anunciar medidas de seu governo.

O populismo que marca a gestão Doria o levou a criar uma multa para secretários que se atrasassem em reuniões, lotar a agenda de atividades que acabam se encavalando e sendo algumas desmarcadas ao longo do dia, vestir-se de gari, cadeirante etc. Tal comportamento, porém, tem consequências graves quando colocadas no cotidiano da cidade. Para cumprir sua promessa de aumentar a velocidade das Marginais Pinheiros e Tietê, Doria ignorou estudos e argumentos de organizações brasileiras e internacionais. O resultado foi uma explosão no número de acidentes e aumento no número de mortes desde que a medida foi aplicada.
Outra marca do prefeito nestes seis meses é o desmonte de políticas públicas desenvolvidas por gestões anteriores. O Leve Leite, criado em 1996, o Transporte Escolar Gratuito, criado em 2003, o Programa VAI (2004), a Virada Cultural (2005), o Bilhete Único temporal (2013) e o De Braços Abertos (2014) estão entre os programas que a gestão Doria reduziu ou liquidou. Além disso, o orçamento de todas as secretarias tem congelamentos significativos, apesar de a arrecadação do município estar de acordo com o esperado no orçamento municipal. O São Paulo Cidade Linda, que se concentra na região do centro expandido, é o programa mais ativo da gestão.
Confira o slideshow do primeiro semestre da gestão Doria:

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