Prévia: Theresa May vence eleições no Reino Unido, mas perde maioria no Parlamento

Uma combinação de imagens mostra que a primeira ministra britânica e a líder do Partido Conservador, Theresa May em conferência de imprensa durante uma Cúpula Europeia na sede da UE em Bruxelas em 9 de março de 2017, e a principal oposição britânica, o trabalhista, Jeremy Corbyn, falando no quarto dia da conferência anual do Partido Trabalhista em Liverpool, noroeste da Inglaterra em 28 de setembro de 2016.
.
Sputnik News Brasil - 08/06/2017

As eleições gerais do Reino Unido ocorreram hoje, 8 de junho. A Sputnik continuará atualizando à medida que os resultados forem divulgados.

Como o Reino Unido é uma democracia parlamentar, não há voto direto para o primeiro-ministro. No entanto, o cargo deve ser decidido entre duas pessoas: a conservadora titular Theresa May ou o trabalhista Jeremy Corbyn.
Resultados preliminares indicam que os Conservadores formarão o maior partido, mas podem não obter maioria. Se os resultados se mantiverem, May pode conseguir manter o cargo de primeira-ministra, mas terá capital político substancialmente reduzido para negociar o Brexit com a União Europeia. 

Com a popularidade em alta, a primeira-ministra convocou as eleições fora de época (chamadas de snap elections em inglês) de forma a se legitimar no cargo herdado com a renúncia do ex-premiê David Cameron. A campanha confusa, a recusa em participar de debates televisivos e dois atentados em Manchester e Londres minaram a então larga vantagem da Conservadora.
Confira os resultados até o momento (os números serão atualizados ao longo da noite):

Resultados preliminares das eleições legislativas no Reino Unido

RESULTADOS OFICIAIS
porcentagem, %
1
Partido Trabalhista (Lab)
Jeremy Corbyn
56,4
2
Partido Conservador (Con)
Theresa May
33,3
3
Partido de Independência do Reino Unido (UKIP)
Paul Nuttall
4,4
4
Liberais-democratas (LD)
Tim Farron
4,1
5
Partido Nacional Escocês (SNP)
Nicola Sturgeon
0
6
Outros
1,7

Assentos no parlamento

0
Con
6
Lab
0
LD
0
SNP
0
UKIP
0
Outros
326 assentos são necessários para obter maioria
Última atualização: 08.06.17 23:16 GMT

Comentários