FAB: avião com cocaína decolou de fazenda que pertence a Blairo Maggi

TRÁFICO
Bimotor interceptado pela FAB decolou da Fazenda Itamarati Norte, em Campo Novo do Parecis (MT), propriedade do grupo Amaggi, do ministro da Agricultura
por Redação publicado 26/06/2017 12h30, última modificação 26/06/2017 12h57
FAB
avião cocaina blairo maggi.jpg
Avião com 500 quilos de cocaína é interceptado em Jussara
CartaCapital – A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou ontem (25) um avião bimotor, na região de Aragarças (GO), em uma ação que culminou na apreensão de 500 quilos cocaína. De acordo com a FAB, o avião, de matrícula PT-IIJ, decolou da Fazenda Itamarati Norte, no município de Campo Novo do Parecis (MT) com destino a Santo Antonio Leverger (MT). A Fazenda Itamarati Norte pertence ao senador licenciado e ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PP).
A assessoria de imprensa do grupo Amaggi, que pertence ao ministro e a seus familiares, confirmou por telefone a CartaCapital que uma fazenda com "o mesmo nome" do divulgado pela FAB pertence ao grupo, e disse que preparava nota oficial.

A interceptação da aeronave ocorreu durante a Operação Ostium, dedicada a coibir ilícitos transfronteiriços, na qual atuam em conjunto a FAB, a Polícia Federal e órgãos de segurança pública.
A interceptação, feita por uma aeronave A-29 Super Tucano, teve inicio às 13h17 de domingo. Segundo a FAB, o piloto seguiu os protocolos das medidas de policiamento do espaço aéreo e interrogou o piloto do bimotor. Na sequência, determinou a mudança de rota e o pouso obrigatório no aeródromo de Aragarças (GO).
MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASILblairo maggi.jpeg
Maggi é um dos mais ricos empresários do agronegócio no Brasil
Inicialmente, afirma a FAB, a aeronave interceptada seguiu as instruções da defesa aérea, mas ao invés de pousar no aeródromo indicado, arremeteu. O piloto da FAB, diz a Aeronáutica, novamente comandou a mudança de rota e solicitou o pouso, porém, o avião não respondeu.
A partir desse momento, afirma a FAB, o bimotor foi classificado como hostil. O A-29 executou um tiro de aviso, para forçar o piloto da aeronave interceptada a cumprir as determinações da defesa aérea, e voltou a determinar o pouso obrigatório. O avião interceptado novamente não respondeu e pousou na zona rural do município de Jussara (GO).
De acordo com o portal G1, os ocupantes da aeronave fugiram após um pouso na área rural do município. Um helicóptero da Polícia Militar de Goiás foi acionado e realizou buscas no local.
Segundo a FAB, o avião seria removido para o quartel da Polícia Militar de Goiás em Jussara. A droga apreendida será encaminhada para a Polícia Federal em Goiânia. 

Comentários