Vox Populi: 93% dos brasileiros são contra reforma da Previdência


Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
  
Os dados mostram ainda que a popularidade de Temer está derretendo. Dos entrevistados, 65% classificaram a atuação de Temer como ruim ou péssima. Em outubro passado, em sua melhor fase, o presidente era reprovado por 34%. A maior rejeição a Temer foi registrada no Nordeste (78%), a menor, no Centro-Oeste (57%).

Para se ter uma ideia, no auge do impeachment, com aquela avalanche midiática de vazamentos e ilações, a presidenta Dilma Rousseff não tinha índices tão baixos. Nas pesquisa, Dilma oscilava entre 13% a 10% em diferentes pesquisas com avaliação de ótimo e bom.

A pesquisa aponta ainda uma leve piora na percepção dos brasileiros sobre o combate à corrupção. Para 51%, ele está pior com Temer na presidência da República. Em dezembro, essa era a opinião de 49% dos entrevistados.



Desmonte da aposentadoria e terceirização
As medidas de desmonte da aposentadoria, 65 anos de idade mínima e 25 anos de contribuição, são reprovadas por 93% dos brasileiros ouvidos em todos os estados e no Distrito Federal. Apenas 5% concordam com as medidas e 2% são indiferentes.

O maior percentual dos que discordam das medidas foi encontrado na Região que mais apoiou o golpe de Estado, o Sudeste (94%), seguidas das Regiões Centro-Oeste/Norte (93%), Nordeste (92%) e Sul (91%).

Outras medidas de Temer reprovadas pela população foram o congelamento dos gastos públicos, em especial de saúde e educação nos próximos 20 anos, reprovadas por 83% dos entrevistados; e a aprovação da ampliação da terceirização para todos os setores da economia, reprovada por 80% dos brasileiros.

A pesquisa CUT-Vox Populi foi realizada entre os dias 6 e 10 de abril. Foram ouvidas 2 mil pessoas com mais de 16 anos em 118 municípios de áreas urbanas e rurais de todos os estados e do Distrito Federal, em capitais, regiões metropolitanas e no interior. A margem de erro é de 2,2%, estimada em um intervalo de confiança.



Do Portal Vermelho, com informações de agências

Comentários