COM A DESMORALIZAÇÃO DE AÉCIO E DO PSDB, FHC AGORA ATACA A IMPRENSA

.
Co-responsável pela tragédia brasileira, por ter dado sinal verde para o golpe liderado pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso divulgou nota para tentar socorrer seu pupilo; segundo FHC, Aécio, que foi acusado por Benedicto Júnior, número 2 da Odebrecht, de pedir R$ 9 milhões à empreiteira, pagos via caixa dois, é vítima de "verdades alternativas", contadas pela imprensa; como o caixa dois de Aécio foi manchete da Folha, do Estado, do Globo e do Valor, FHC, na prática, acusou a imprensa que também apoiou o golpe de mentir; nesta sexta, Aécio divulgou vídeo em que disse ter obrigação de pedir dinheiro à empresa para seus aliados – um deles, filho do pai da lista de Furnas – como se o PSDB não tivesse tesoureiro; "A desmoralização de pessoas a partir de 'verdades alternativas' é injusta e não serve ao país. Confunde tudo e todos", disse FHC; Aécio, no entanto, foi desmoralizado e está fora da disputa de 2018 – ou de 2017, se Temer cair



247 – O moralismo sem moral do PSDB foi desmoralizado na noite de ontem, quando veio a público o depoimento de Benedicto Júnior, número dois da Odebrecht, que disse que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) lhe pediu R$ 9 milhões, pagos via caixa dois (leia aqui).
Para conter o estrago, quem veio a público nesta sexta-feira foi o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, co-responsável pela tragédia brasileira, por ter dado sinal verde para o golpe liderado pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG), que já eliminou 7 milhões de empregos nos últimos dois anos – primeiro com o 'quanto pior, melhor' de Aécio e Eduardo Cunha em 2015 e, depois, com a inépcia de Michel Temer e Henrique Meirelles em 2016.
Segundo FHC, Aécio é vítima de "verdades alternativas", contadas pela imprensa.
Como o caixa dois de Aécio e aliados – incluindo Dimas Toledo Júnior, filho do responsável pela lista de Furnas – foi manchete da Folha, do Estado, do Globo e do Valor (saiba mais aqui), FHC, na prática, acusou a imprensa que também apoiou o golpe de mentir.
Leia, abaixo, a íntegra da nota de FHC:
Lamento a estratégia usada por adversários do PSDB que difundem "noticias alternativas" para  confundir a opinião pública.
A imprensa é instrumento fundamental da democracia. Usada por quem não é criterioso presta um mau serviço ao país.
Parte do noticiário de hoje sobre os depoimentos da Odebrecht serve de sinal de alerta. Ao invés de dar ênfase à afirmação feita por Marcelo Odebrecht, de que as doações à campanha presidencial de Aécio Neves, em 2014, foram feitas oficialmente, publicou-se a partir de outro depoimento que o senador teria pedido doações de caixa dois para aliados.
O senador não fez tal pedido. O depoente não fez tal declaração em seu depoimento ao TSE.
É preciso serenidade e respeito à verdade nessa hora difícil que o país atravessa.
Ademais, independentemente do noticiário de hoje tratar como iguais situações diferentes, não é o caminho para se conhecer a realidade e poder mudá-la.
Visto de longe tem-se a impressão de que todos são iguais no universo da política e praticaram os mesmos atos.
No importante debate travado pelo país distinções precisam ser feitas. Há uma diferença entre quem recebeu recursos de caixa dois para financiamento de atividades político-eleitorais, erro que precisa ser reconhecido, reparado ou punido, daquele que obteve recursos para enriquecimento pessoal, crime puro e simples de corrupção.
Divulgações apressadas e equivocadas agridem a verdade, e confundem os dois atos, cuja natureza penal há de ser distinguida pelos tribunais.
A palavra de um delator não é prova em si, apenas um indício que requer comprovação. É preciso que a Justiça continue a fazer seu trabalho, que o país possa crer na eficácia da lei e que continue funcionando.
A desmoralização de pessoas a partir de "verdades alternativas" é injusta  e não serve ao país. Confunde tudo e todos.
É hora de continuar a dar apoio ao esforço moralizador das instituições de Estado e deixar que elas, criteriosamente, façam Justiça.
Fernando Henrique Cardoso
  Presidente de honra do PSDB


Veja vídeo postado por Aécio nas redes sociais, em que diz que, como dirigente partidário, tinha obrigação de pedir dinheiro para seus candidatos: 

Comentários