Postagens

Mostrando postagens de setembro 23, 2016

Em surdina, funcionários do Itamaraty estão em greve há 40 dias

Imagem
NA LEGALIDADE A primeira greve dos funcionários do Itamaraty começou no dia 22 de agosto e afeta serviços como emissão de passaportes e certidões. Grevistas têm se queixado da dificuldade de negociar com Serra por  Flavio Aguiar, para a RBA   publicado  29/09/2016 20:28 SINDITAMARATY.ORB.BR/REPRODUÇÃO Funcionários do Itamaraty debatem rumos do movimento que reivindica melhores condições de trabalho a Serra Ela está passando quase despercebida, sem tsunamis nem marolas significativas na mídia. Trata-se da primeira greve dos funcionários do Itamaraty. Começou no dia 22 de agosto. Até o momento, teve a adesão, além dos sediados no Brasil, de funcionários de 112 repartições diplomáticas brasileiras pelo mundo. Com a greve, ficaram prejudicadas algumas atividades do serviço consular, como, por exemplo, a emissão de passaportes, certidões e outros serviços. Nota Bene: a greve era dos chamados “funcionários de chancelaria”, não dos diplomatas de carreira.

O dilema da luta contra o neoliberalismo

Imagem
27/9/2016, Jacques Sapir, Russeurope,  Hypotheses Traduzido pelo  Coletivo Vila Vudu . A evolução das forças políticas na Grã-Bretanha depois do  Brexit   é sintomática dos problemas que os países da União Europeia enfrentam. O   Brexit   forçou uma mudança importante na orientação do partido conservador.   A virada operada por Theresa May, que pôs fim a 30 anos de tatcherismo, é significativa, porque mostra muito claramente que até os conservadores já sabem dos desastres engendrados pela ideologia neoliberal.   O partido trabalhista, que vem de reeleger à presidência, com forte maioria, Jeremy Corbyn, também enfrenta hoje problema equivalente.

Paulo Nogueira: Por que só agora Lewandowsky disse que o impeachment é um atraso na democracia brasileira?

Imagem
Postado em   29 Sep 2016 por :   Paulo Nogueira Covarde Por que só agora, com irreparável atraso, Lewandowsky disse que o impeachment é um atraso na democracia brasileira? Esta é mais uma das perguntas com as quais os ministros do STF terão que se defrontam perante a história. A mais perturbadora delas caberá a Teori responder: por que ele esperou Eduardo Cunha fazer todo o seu trabalho imundo na Câmara para derrubar Dilma para só depois enxotá-lo? Os dois casos contam muito sobre o papel do SFT na destruição da democracia pelos plutocratas. Os ministros foram omissos, coniventes, címplices, medrosos.

Patrus Ananias: Temer vai praticar “crueldade bárbara” contra os pobres

Imagem
VIOMUNDO -  29 de setembro de 2016   . Trapaça e crueldade por Patrus Ananias Os interesses antipopulares e antinacionais, que estão na origem e nos fins do governo de Michel Temer, têm inspirado uma sucessão de notícias assombrosas à maioria do povo brasileiro e ao Brasil, mas quase sempre expostas em ações trapaceiras, como as de propaganda enganosa. É o caso, em que insiste a facção governista, de propagar que a vigência da PEC 241 não reduzirá os gastos públicos em saúde e educação. Ilusionistas e porta-vozes do ilusionismo oficial dizem que os recursos para as duas áreas serão aumentados. Ninguém se deixe enganar: é trapaça. É golpe — e eles querem consumá-lo depressa, com votações a partir da próxima semana.

Os desafios das esquerdas fragmentadas

Imagem
A história mostra que não haverá vitórias particulares no campo progressista e que só a unidade pode gerar resultados efetivos por  Roberto Amaral  — na Carta Capital -  publicado  29/09/2016  Divulgação Debate para a prefeitura do Rio de Janeiro: o que explica quatro candidaturas de esquerda? Quem não aprende com a História está condenado a repetir seus erros, e esse é o mais eficiente caminho para o suicídio político. Reporto-me aos erros crassos, táticos e estratégicos das esquerdas brasileiras, erros que vêm, desde lá atrás, e em nossos dias mais do que nunca, alimentando as recidivas da direita autoritária, antidemocrática por natureza e programação genética. O Estado autoritário de hoje, fundado numa ‘ditadura constitucional’ que instalou a exceção jurídica e a ‘lei em movimento’, não é fruto do acaso e precisamos avaliar quanto contribuímos para sua eclosão e agressiva sobrevivência.

O gosto da traição é bom, Marta?

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 29/09/2016 . Marta Suplicy, pode-se dizer, está sentindo o gosto do seu próprio veneno. Depois de trair o governo de integrou (o Dilma 1), traiu o partido onde fez toda a sua carreira política e, de olho nos votos do antipetismo, virou “impixista” e “temerária”. Tinha ee tem, como qualquer pessoa, o direito de dissentir, de discordar. Mas longas e intensas relações, da ex-sexóloga deveria saber, exigem um período de “luto”. Não de sair xingando o (a) outro (a) na rua. Marta virou  candidata à Prefeitura de São Paulo, pela mão dos “espertos” que a viam como uma maneira de enfraquecer Fernando Haddad.

CELSO RUSSOMANNO TENTA CENSURAR JORNALISTAS LIVRES!

Imagem
O candidato pediu à Justiça Eleitoral para retirarmos do ar a reportagem em que ele aparece em vídeo constrangendo uma caixa de supermercado. O juiz negou o pedido . por Jornalistas Livres   - 29/09/2016 O candidato do PRB à Prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno, entrou com uma ação na Justiça Eleitoral para tentar tirar do ar a reportagem dos Jornalistas Livres “Caixa de supermercado diz: “Celso Russomanno me humilhou …””, de autoria de Gustavo Aranda e Vinícius Segalla. O processo está sendo movido por nada menos do que 11 advogados contratados por Russomanno que solicitou à Justiça tirar a reportagem do ar antes mesmo que os Jornalistas Livres pudessem apresentar sua defesa.

CUT e movimentos sociais farão novo ato contra pauta de retrocessos

Imagem
5 DE OUTUBRO Objetivo é protestar contra reforma do ensino médio, articulação da base aliada para votar a PEC 241 (referente ao congelamento de gastos públicos) e o PL 4.567, que flexibiliza as regras do pré-sal por  Hylda Cavalcanti, da RBA   publicado  29/09/2016 13:17,  última modificação  29/09/2016 13:59 MARCIA MINILLO/RBA Brasília – Diante de articulações feitas por deputados e senadores da base aliada, a CUT, o Comitê Nacional de Defesa das Empresas Públicas e representantes de movimentos sociais pretendem fazer da próxima quarta-feira (5), em todo o país, um dia de mobilizações contra o que chamam de “desmonte do Estado”. A preocupação se concentra em dois textos, cuja tramitação o governo Temer pretende agilizar:  o Projeto de Lei (PL) 4.567 – que flexibiliza a participação da Petrobras nos contratos do pré-sal – e a roposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que limita os gastos públicos por 20 anos.

A Lava Jato só acaba quando acabar com o PT. Por Jeferson Miola

Imagem
. por Jeferson Miola - 29/09/2016 Consumado o golpe para derrubar a Presidente Dilma e interromper o ciclo dos governos do PT que o PSDB não conseguiu licitamente nas últimas quatro eleições presidenciais, a Lava Jato seria encerrada. Uma vez concretizado o plano inicial, a Operação perderia sua razão de ser. Esta era a aposta prevalente na crônica política. A evolução da Lava Jato, entretanto, indica que os controladores da Operação preferiram evitar o alto custo político de encerrá-la logo após a farsa do impeachment. Optaram por continuá-la, porém ajustando seu caráter, que passou a ser abertamente eleitoral e partidário.

A lição da justiça da Alemanha nazista para o Brasil, segundo o ex-ministro Eugênio Aragão. Por Kiko Nogueira

Imagem
Postado em   29 Sep 2016 por :   Kiko Nogueira O ex-ministro da Justiça Eugênio Aragão tem sido uma das vozes mais ativas do Brasil contra os abusos e a seletividade da Lava Jato. Faz um paralelo com o Tribunal Popular do Nazismo. Aragão ficou meses no cargo. Sua coragem e a contundência contrastaram com o “republicanismo” do antecessor, José Eduardo Martins Cardozo — conceito precioso transformado em sinônimo de ser subjugado calado. “Não é justo com ele… Eu já peguei o barco adernando”, afirma. Ele foi o entrevistado da semana no programa do DCM na TVT. Aragão se preparava para dar uma palestra na Casa do Saber, em São Paulo, num ciclo que tinha também como convidado o ministro Gilmar Mendes. Destaco alguns trechos da entrevista.

EUA iniciaram uma guerra não declarada contra os BRICS?

Imagem
. Sputnik News - 29/09/2016 O conflito entre os EUA e os BRICS iniciou-se ainda alguns anos atrás. Washington temia a influência crescente do bloco dos cinco países e, pelo que se viu, os EUA não ficaram de braços cruzados, disse ao serviço russo da Rádio Sputnik o especialista russo Ilya Kharlamov.

Com eufemismo, Lewandowski chama impeachment de Dilma de golpe

Imagem
QUI, 29/09/2016 - 10:10 ATUALIZADO EM 29/09/2016 - 10:48 . Jornal GGN -  O ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski usou do eufemismo para classificar o impeachment de Dilma Rousseff como um golpe na democracia. Em um seminário registrado pela CartaCapital, o magistrado disse: "[Esse impeachment] encerra novamente um ciclo daqueles aos quais eu me referi [de participação popular em alta]. A cada 25, 30 anos, no Brasil, nós temos um tropeço na nossa democracia", afirmou.

Janio: Moraes mostra que governo tenta influenciar Lava Jato

Imagem
. por Janio de Freitas - na Folha - 29/09/2016 Nem a "investigação" do ministro da Justiça se justifica, antes devendo-se um agradecimento a esse precário Alexandre de Moraes; nem é verdadeiro que desembargadores paulistas tenham apenas anulado os cinco julgamentos e condenações precedentes dos 74 PMs do massacre de 111 presos no Carandiru. A tal investigação, por Moraes ter informado jornalistas de nova operação da Lava Jato nesta semana (a prisão de Antonio Palocci), está a cargo da Comissão de Ética da Presidência. A Comissão, porém, não tem condições de investigar a ética de alguém, se não olha à sua volta e toma as providências consequentes.

José Cássio: Por que FHC anda falando demais? Porque quer voltar à presidência.

Imagem
Postado em   28 Sep 2016 por :   Jose Cassio Silvio Santos vem aí A figura de Fernando Henrique Cardoso tornou-se onipresente nos noticiários, seja para criticar o atual governo ou arranjar motivos que justifiquem a cassação de Dilma. Como tudo na política, há sempre um motivo por trás de cada movimento – e não seria diferente para o ex-presidente. Especula-se que FHC deseja alcançar novamente a presidência, desta vez numa escolha indireta por deputados e senadores. Essa possibilidade consta no artigo 81 da Constituição, segundo o qual, vagando os cargos de presidente e vice nos dois últimos anos do mandato presidencial, a eleição para ambas as vagas será feita pelo Congresso. Trocando em miúdos, significa que, para FHC chegar lá pela terceira vez, basta Temer cair a partir do Réveillon.

Sucesso mundial de Aquarius faz denúncia ao golpe correr o globo

Imagem
Arpeggio - Coluna política diária Por Miguel do Rosário, editor-chefe do Cafezinho Aquarius, de Kleber Mendonça Filho, é uma obra-prima, mas a comoção nacional e internacional em torno do filme deriva não apenas da sua excelente qualidade artística do filme. Há um outro fator importante, que é a admiração, o respeito, o carinho das pessoas por um artista que se posiciona com independência, lucidez e coragem em face do poder político e midiático. É importante salientar este "poder midiático", porque falar mal do governo é sempre muito fácil, sobretudo em países democráticos onde os Executivos são relativamente fracos ou tolerantes com críticas.

Deutsche Bank: Ações caíram mais de 50% desde o início do ano

Imagem
Nesta segunda-feira, as ações do banco caíram 7,54%. O motivo imediato foi uma notícia da revista Focus alemã com o título “Chanceler Merkel não quer ajudar o Deutsche Bank” e confirma que o maior banco alemão é um grande risco para o sistema financeiro mundial. ESQUERDA .NET - 28/09/2016 O risco do Deutsche Bank e da banca alemã é resultado da política seguida pelo governo alemão - Foto de Fraencko/flickr A 16 de setembro, foi conhecido que as autoridades dos EUA querem  aplicar uma pesada multa  ao maior banco alemão, pela sua responsabilidade na crise do subprime : 14.000 milhões de dólares (12.400 milhões de euros). Na passada sexta-feira, 23 de setembro, a revista alemã Focus  noticiava  um encontro entre o presidente do banco, John Cryan, e Angela Merkel, na qual esta teria recusado qualquer apoio estatal ao Deutsche Bank. Os problemas do banco são muitos, para além da referida multa e do valor final que ela venha a ter, que pode obrigar a uma recapitalização. O b

Por que eventos recentes na Síria mostram que o governo Obama está em confusa agonia terminal

Imagem
. ORIENTE mídia - 28/09/2016 23/9/2016, The Saker,  The Vineyard of the Saker Traduzido por Vila Vudu Os mais recentes desenvolvimentos na Síria não são, creio eu, resultado de algum plano deliberado pelos EUA para ajudar seus “terroristas moderados” aliados em campo, mas sintoma de algo talvez pior: os EUA parecem ter perdido completamente o controle sobre a situação na Síria e, possivelmente, também em outros pontos. Permitam recapitular o que acaba de acontecer:

Dilma ao GGN: privatização, apagão e Estado de exceção

Imagem
. por Luis Nassif - no GGN - 28/09/2016 Das primeiras assinantes do jornal GGN, a ex-presidente Dilma Rousseff entra em contato para uma reclamação: a afirmação de que ela era impermeável aos movimentos sociais, embora tivesse implementado verias policias sociais relevantes. Dilma apresentou um conjunto de exemplos para retificar essa visão. Aproveitei o contato para uma entrevista maior, onde ela abordou temas relevantes. Previu os problemas que poderão ocorrer no setor elétrico, com a privatização de ativos da Petrobras fundamentais para a manutenção do equilíbrio energético. E manifestou sua preocupação com a caminhada acelerada para o estado de exceção. Sobre os movimentos sociais

Empresas de banqueiros ligadas a partidos políticos estão envolvidas com firmas no exterior

Imagem
"Moro 1001 utilidades" Jornal do Brasil - 28/09/2016 Uma nova investigação do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ, em inglês) apontou que grandes empresários, um dos fundadores do Partido Novo e um ex-presidente do BNDES estão entre os brasileiros donos de   empresas   offshore  nas Bahamas, de acordo com levantamento do  Blog do Fernando Rodrigues  no  Uol . Entre os nomes levantados está o de Sérgio Cutolo Santos, do BTG Pactual, e Luiz Henrique Fraga, do Gávea   Investimentos . A ICIJ tornou público um banco de dados com 175 mil registros de empresas nas Bahamas, com centenas de pessoas físicas e jurídicas do   Brasil , entre políticos e agentes públicos, grandes empresários, executivos de grandes empresas e dirigentes de estatais e partidos políticos. 

Emir Sader: Voto político decide reta final para as prefeituras

Imagem
. por Emir Sader - 28/09/2016 Ainda no clima do golpe, as campanhas municipais começaram mornas, com candidatos despolitizados, contando com o recall, liderando as pesquisas. Até que a campanha foi chegando à reta final, com a participação de líderes nacionais, como Lula, Dilma, a adesão de personalidades significativas para a opinião pública – entre eles até Antonio Candido – definindo seus apoios.

2,5 milhões de metalúrgicos cruzam os braços contra Temer nesta quinta

Imagem
. Blog do Esmael - 28/09/2016 Estima-se que 2,5 milhões de metalúrgicos cruzarão os braços nesta quinta (29), em todo o país, na paralisação nacional contra o corte de direitos e para exigir do governo ações efetivas para o reaquecimento da economia. Sob a bandeira “Cortar Direitos Não Gera Emprego! Retomada da Economia Já!”, a paralisação de amanhã será a principal manifestação dos trabalhadores contra o governo ilegítimo de Michel Temer (PMDB). Em Curitiba e região metropolitana, segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Sérgio Butka , cerca de 30 mil vão aderir ao protesto que será acompanhado por sindicatos internacionais de trabalhadores.

Cerveró nega ter recebido dinheiro de Lula para desistir de delação

Imagem
Delcídio do Amaral é um dos principais delatores na ação em que Lula é acusado de tentativa de obstruir a Lava Jato. Após passar uma temporada na prisão por ter caído num grampo que comprova que ele ofereceu dinheiro e uma rota de fuga para Nestor Cerveró, Delcídio decidiu jogar no colo de Lula a responsabilidade pela tentativa de comprar o silêncio do ex-diretor da área Internacional da Petrobras. Por Cíntia Alves   Para deixar a prisão e fechar um acordo de cooperação, Delcídio confessou à Lava Jato que pagou cerca de R$ 250 mil ao advogado Edson Ribeiro, que fazia a defesa de Cerveró. Esse montante saiu do bolso de Maurício Bumlai, filho de José Carlos Bumlai, que teria sido procurado pelo próprio Delcídio para "colaborar" com a operação cala-a-boca. O papel de Lula teria sido o de pedir a Delcídio que algo fosse feito para evitar que Bumlai caísse na delação de Cerveró.  Mas o depoimento de Cerveró à força-tarefa mostra algumas incongruências nessa denúncia. A

Por que o voto de legenda pode não ser uma boa opção nestas eleições

Imagem
ELEIÇÕES 2016 Mudança aprovada em reforma eleitoral de 2015 estabelece número mínimo de votos para candidato a vereador se eleger por  Débora Melo, para a CartaCapital   publicado  28/09/2016 18:27,  última modificação  28/09/2016 18:49 ELZA FIÚZA / ABR Nova regra estabelece "nota de corte" para eleição de vereadores e deputados CartaCapital  – A reforma eleitoral aprovada em 2015 com apoio do então presidente da Câmara , Eduardo Cunha (PMDB-RJ), reduziu a força do chamado “voto de legenda”, aquele pelo qual o eleitor vota apenas no partido, sem escolher um candidato específico. A nova regra, que já está em vigor, estabeleceu uma espécie de “nota de corte” para que um candidato a vereador,  deputado estadual ou deputado federal  seja eleito (sistema proporcional). Para conquistar uma cadeira na Câmara Municipal nas eleições de 2016, o candidato a vereador precisará atingir, individualmente, um total de votos de pelo menos 10% do quociente eleitoral.

“Doria é mais falso que o botox que anda aplicando”, diz ex-assessor do tucano

Imagem
. Postado em  28 de setembro de 2016 DCM De  Luiz Carlos Franco, em seu Facebook : Meus amigos sabem que não costumo falar de política no Face, mas a bem da verdade – e aqui quem quiser usar com fins eleitoreiros, que use – preciso entrar na disputa aos 45 do segundo tempo. É na condição de ex-assessor de  Joãodoria45  na extinta Paulistur, hoje SP Turis, nos idos de 1985, única vez em que deixei a iniciativa privada, que resolvi falar. Joãodoria45  é tão verdadeiro quanto nota de R$ 30,00, ou como o tingimento de seus cabelos ou o botox que andou aplicando.

Um Manuel entre tantos Nerudas

Imagem
Portal Vermelho -  28 de setembro de 2016 - 17h41   O fato de o diretor Manuel Basoalto ser sobrinho-neto do Pablo Neruda não foi motivação alguma para que ele se embrenhasse na confecção do longa-metragem “ Neruda – Fugitivo” . A ligação entre Manuel e Pablo é mais poética que genética, mais ideológica que familiar.  Divulgação Cena do filme Neruda - Fugitivo  Além de sensível, o filme é um dos mais aventureiros já produzidos. Ele retrata a fuga que o poeta empreendeu, em 1949, em meio aos desfiladeiros dos Andes, cruzando a rota dos contrabandistas a fim de escapar da perseguição política do aprendiz de ditador Gabriel González Videla, cuja história tratou de nomeá-lo como “O Traidor”. Manuel fez questão de filmar o longa exatamente nos mesmos lugares e na mesma época do ano em que o poeta passou. Os riscos eram iminentes e Manuel jura que jamais fará algo parecido, ainda que as dificuldades e o aprendizado tenham ido além do cinema: “Quando conheci Juan Flores, já com 85 a

O neoliberalismo atroz e subalterno de nossos dias

Imagem
. Por Luis Manuel Arce Isaac - Prensa Latina - 27/09/2016 Havana, 27 set (Prensa Latina) Parece que ficam poucas dúvidas de que na Argentina, Brasil, Paraguai e Honduras a política econômica neoliberal de seus atuais governantes está devolvendo a fome e a miséria aos que dessas mazelas foram tirados, como diria o teólogo Leonardo Boff. As ruas já começam a vibrar, particularmente na Argentina e no Brasil, onde a população sai em manifestações cada vez maiores para protestar contra as medidas neoliberais dos presidentes Mauricio Macri e Michel Temer.

Paulo Nogueira: Marta enfim descobriu que ser apoiada por Temer é muito diferente de ser apoiada por Lula.

Imagem
Postado em   28 Sep 2016 por :   Paulo Nogueira Os dois Marta é impressionante. Abandonou o PT na pior hora deste para se lançar aos braços de Temer e de Eduardo Cunha. Conseguiu produzir discursos anticorrupção mesmo na companhia de Temer e Cunha, para não falar do PMDB, a quintessência da sujeira política na história da República nacional. E agora Marta atribui a Temer e sua política econômica o naufrágio iminente de suas ilusões de se tornar prefeita de São Paulo. Um momento: Marta achava que teria em Temer um cabo eleitoral poderoso? Viu um Churchill naquele ser pequeno que se comunica por mesóclises?

Em aula, Lewandowski classifica impeachment de “tropeço na democracia”

Imagem
. por Por Lilian Primi - na Caros Amigos - 28/09/2016 O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, terminou sua aula de segunda-feira (26), na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo, lamentando o processo de impeachment, que definiu como “um tropeço na democracia” brasileira ( ouça ao fim do texto ). E emendou lembrando que no Brasil isso ocorre em ciclos de 25, 30 anos, deixando uma esperança: “Quem sabe vocês jovens consigam mudar o rumo da história”.

Lula recebe solidariedade do presidente turco Erdogan

Imagem
Erdogan telefonou para prestar solidariedade a Lula, a presidenta Dilma, e ao Brasil pelas dificuldades que a democracia tem vivido LULA.com.br - 28/09/2016 Foto: Agência Brasil  O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta quarta-feira (28) a ligação do presidente da Turquia, Recep Erdogan. Erdogan telefonou para prestar solidariedade a Lula, a presidenta Dilma Rousseff, e ao Brasil pelas dificuldades que o povo brasileiro tem vivido, mas que ele confia que o Brasil é forte o suficiente para superá-las. O chefe de Estado turco recordou os encontros com Lula e o compromisso do ex-presidente com o povo brasileiro. Lula agradeceu a ligação e prestou solidariedade em relação a tentativa de golpe sofrida na Turquia em julho.