Postagens

Mostrando postagens de fevereiro 18, 2016

O MISTERIOSO COMPORTAMENTO DE DONA RUTH CARDOSO.

Imagem
Como ela aceitou uma humilhação em praça pública? Por Paulo Nogueira - no DCM - 24/02/2016 O personagem que realmente me intriga no caso FHC-Mírian Dutra é Dona Ruth. FHC é aquele predador típico, um Conde Vronski que abate a mulher e a larga depois sem nenhuma cerimônia. É um homem que não hesita, no apogeu da paixão, em escrever para a amante cartas ridículas de amor em que é capaz de afirmar, num velho clichê que ainda funciona, que mantém um casamento de conveniência. Mírian é a clássica alpinista social, uma Betsabá que não hesita em ceder tudo a um homem poderoso, uma mulher ambiciosa que sabe a força de um corpo jovem diante de homens muito mais velhos, ávidos por provar a outros idosos que ainda têm potência. São velhos clichês, em perpétua renovação.

Senado acelera projeto de entrega do pré-sal às multinacionais

Imagem
QUA, 24/02/2016 - 19:57 Uma sessão já foi marcada para às 14h desta quarta para discutir o projeto do senador tucano José Serra, com o apoio do presidente da Casa, Renan Calheiros, e, agora, de Marta Suplicy     Jornal GGN -  Por 33 votos a 31, o PSDB e boa parte do PMDB garantiram a urgência para o projeto do senador José Serra (PSDB-SP), que entrega o pré-sal para multinacionais e tira a exclusividade da Petrobras na extração da camada de petróleo. Se aprovado, o projeto permite que a Shell e a Chevron, por exemplo, explorem a riqueza nacional. A decisão sobre a urgência ocorreu na noite desta terça-feira (23).   O regime de urgência foi garantido com controversas. Dezesseis senadores estavam ausentes, dentre eles os petistas Walter Pinheiro e Jorge Viana, além de Lídice da Mata, do PSB, que poderiam ajudar a reverter o resultado apertado. Entre os que votaram a favor da rapidez estava Marta Suplicy, agora no PMDB, juntamente com Renan Calheiros (PMDB-AL), José Se

Estes senadores vão decidir o futuro do pré-sal

Imagem
publicado em 24 de fevereiro de 2016 às 15:39   da Redação do VIOMUNDO O Senado vota a partir das 14h o PLS 131/2015, do senador José Serra (PSDB-SP). Na prática, ele permite petroleiras estrangeiras que explorem campos do pré-sal sem fazer parceria com a Petrobras. Isso enfraquece a estatal brasileira, que explora o pré-sal a U$ 8 dólares o barril. Há um grupo de senadores que fecha com o projeto entreguista de Serra. Entre eles, os do PSDB, DEM, boa parte do PMDB. Há um segundo grupo que é absolutamente contra a entrega do pré-sal às multinacionais, como Shell, Chevron, Exxon: PT, PCdoB, parte do PSB e do PMDB, Rede.

STF arquiva pedido de investigação contra Jaques Wagner e dois deputados

Imagem
. André Richter - Repórter da Agência Brasil - 24/02/2016 O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou hoje (24) arquivamento de investigação sobre o ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, e os deputados federais Paulinho da Força (SD-SP) e Luiz Sérgio (PT-RJ). Na decisão, Mello acolheu parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) e entendeu que não há provas para abertura de investigação contra os acusados. Os acusados foram citados em depoimentos de delatores da Operação Lava Jato, mas os supostos crimes não têm ligações com a investigação da Petrobras. Na mesma decisão, o ministro determinou a remessa do conteúdo da investigação para o juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba, responsável pelas investigações da Lava Jato. 

SANTAYANA: A SAÍDA PARA A PETROBRÁS É A VERTICALIZAÇÃO E O MERCADO INTERNO. NÃO A VENDA A PREÇO DE BANANA.

Imagem
. Por Mauro Santayana - 24/02/2016 (Revista do Brasil) -  Uma das principais frentes da campanha atual contra a Petrobras está no discurso de entrega aos gringos de várias porções da empresa, tanto por meio da venda de ativos como de mudanças nas regras que garantem a continuidade de seu papel de operadora nos poços da camada pré-sal, a maior descoberta da indústria do petróleo do último meio século. Embalados pelas acusações de desvios e prejuízos na empresa – já passou da hora de os petroleiros interpelarem a diretoria e eventualmente, a PricewaterhouseCoopers, para que provem os “desvios” de R$ 6 bilhões incorporados ao balanço do início do ano passado –, os entreguistas de sempre continuam a dizer que os estrangeiros não investem no setor do petróleo no Brasil por causa das regras do pré-sal, da lei de conteúdo nacional, do Marco Regulatório do Petróleo e da excessiva intervenção do governo. Esse discurso não passa de grosseira manipulação e de uma tentativa rasteira de se

Na troca de dívidas dos estados, a saída para a crise

Imagem
QUA, 24/02/2016 - 11:21 ATUALIZADO EM 24/02/2016 - 13:25 Luis Nassif O governo aceitou a sugestão de trocar dívidas de estados por empresas estaduais. É um primeiro passo importante para o equacionamento do nó fiscal, mas pode ser muito melhor trabalhado. Não pode ser meramente um acerto de contas burocrático. Há condições de se montar um programa que mobilize investimentos privados, permita pactos com os trabalhadores e com os entes federados. Tudo depende da maneira como se fará o programa. O caminho para tal passa pelas seguintes etapas:

EXCLUSIVO: MÍRIAN REAFIRMA QUE FHC USOU BRASIF PARA PAGÁ-LA. POR JOAQUIM CARVALHO

Imagem
Mirian Dutra Por Joaquim de Carvalho - no DCM - 24/02/2016 Na segunda-feira, 22 de fevereiro, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso negou que tivesse utilizado a Brasif S. A. Exportação e Importação para enviar dinheiro à ex-namorada Mirian Dutra, que mora no exterior com o filho desde que ele se candidatou a presidente da República, em 1994. Na entrevista que me concedeu sexta-feira da semana passada, Mirian disse que o dinheiro era dele, sim. “Ele transferiu 100 mil dólares para o Jonas (dono da Brasif) ir me repassando aos poucos”, afirmou. Mirian disse mais: não só o dinheiro da mesada – 3 mil dólares, que começaram a ser depositados em sua conta pela Brasif depois que a Globo reduziu seu salário em 40% – como os recursos utilizados para a reforma de seu apartamento, em 1999, eram do ex-namorado e, segundo ela, pai de seu filho Tomás.

A agonia das instituições 'democráticas' no Brasil

Imagem
Como tem sido identificado por inúmeros jornalistas, pesquisadores e magistrados, está ocorrendo no Brasil um verdadeiro massacre político Francisco Fonseca - na Carta Maior - 24/02/2016 A ciência política hegemônica contemporânea e o debate sobre a democracia têm nas instituições o pilar fundamental da vida em sociedade e do distanciamento ao autoritarismo.   Regras, procedimentos universais, transparência, controles internos e externos, equidade, independência, ação baseada em critérios, perenidade, indução de comportamentos justamente por meio dessas regras universais, entre outros quesitos, caracterizariam as instituições. Procurei refletir sobre o papel das instituições na democracia no artigo, publicado neste site em 14/02/2016, intitulado  “Instituições Esfrangalhadas” .   A Constituição de 1988 e toda a luta para a institucionalização da democracia e da sociedade baseada em direitos pautou-se no fortalecimento da democracia institucional.  

Emir Sader: As crises da esquerda latinoamericana

Imagem
. Por Emir Sader - 24/02/2016 Se pode dizer que há duas esquerdas na America Latina e que ambas estão sofrendo crises, cada uma à sua maneira. Uma é a que chegou aos governos, começou processos de democratização das sociedades e de saída do modelo neoliberal e que hoje enfrenta dificuldades – de distinto tipo, desde fora e desde dentro – para dar continuidade a esses processos. A outra é a que, mesmo vivendo em países com continuados governos neoliberais, não consegue sequer constituir forças capazes de ganhar eleições, chegar ao governo e começar a superar o neoliberalismo.

PHA: Moro já corroeu a Soberania Nacional

Imagem
O Pentágono suspenderia a construção de submarinos nucleares por causa de um Moro qualquer? publicado   24/02/2016  . O renascimento da Petrobrax no Senado, com  a vitória desmoralizante do Renan  foi apenas o lance mais dramático do longo processo de desmanche da Soberania Nacional. O objetivo imediato da Lava Jato, como se sabe, é prender o Lula. O objetivo de médio prazo é dilapidar a Soberania Nacional. E transformar o Brasil num Estado-cliente dos Estados Unidos. Um México! Uma Colômbia! Um Porto Rico!

Brito: O PT vai perder por WO?

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 24/02/2016 . A esta altura, o mais tolo “republicano de taubaté” deveria estar vendo que o roteiro da tomada do poder segue sua marcha inexorável. Se Dilma não pode ser incriminada por qualquer benesse recebida, que o seja pelos negócios de seu marqueteiro. Se Lula não tem milhões, que seja corrupto pelos pedalinhos, pelo puxadinho, pela churrasqueira ou pela canoa de lata. O país é varrido por uma onda de moralismo que, junto com a falcatruas reais, que já deixaram de ser importantes, arrasta tudo de roldão, com um juiz e suas matilhas de policiais e promotores, que tem jurisdição sobre tudo e sobre todos, em qualquer assunto e em qualquer parte do país.

Requião: Venda sua casa a preço baixo, sua mãe será mantida cozinheira

Imagem
publicado em 24 de fevereiro de 2016 às 01:23 VIOMUNDO Venho ainda mais uma vez — e não me cansarei de retornar — para defender a Petrobrás como proprietária e operadora única do pré-sal. Arrolo para o debate seis argumentos que considero irrefutáveis e peço que as senhoras e senhores senadores ouçam com atenção o que tenho a dizer, reflitam, ponderem e decidam a favor do Brasil. Primeiro:Este é o pior momento para se vender uma grande reserva de petróleo extraído a baixo custo. Os preços do petróleo estão sendo mantidos artificialmente baixos por uma jogada geopolítica dos Estados Unidos e de alguns países do Golfo para controlar as reservas internacionais do combustível. Isso é mais velho que o processo que formou as jazidas de petróleo. É o famosíssimo dumping. Baixam artificialmente os preços para tomar as empresas e as riquezas petrolíferas dos países e das empresas mais fracos.

O Golpe Judiciário já está na etapa final, por André Araújo

Imagem
ANDRE ARAUJO TER, 23/02/2016 - 19:40 . Comentário ao post:  Moro e a exploração da ingenuidade imperial A operação Lava Jato é essencialmente um golpe político para mudar as relações de poder na República. Hoje a pauta do Estado é ditada pelo Judiciário, a marcha do regime está na mão do fórum federal de Curitiba, com a completa cobertura das instâncias superiores. O que vai acontecer na economia e na política depende essencialmente do Judiciário, amparado pelo Ministério Público como força auxiliar. A culpa exclusiva desse completo desequilíbrio entre os poderes clássicos de um Estado é dos governos do PT. O PT aprendeu a jogar a política  no nível das eleições, mas não assumiu a política de Poder. Corrupção em escala bem mais profunda e letal existe no México, mas lá o Estado é fortissimo, os ratings estão excelentes, a economia vai bem, não há nenhuma dúvida quem manda no México, é o Presidente, um verdadeiro imperador.

Luis Nassif: Moro e a exploração da ingenuidade imperial

Imagem
TER, 23/02/2016 - 19:11 Luis Nassif É irreal o grau de ingenuidade de setores do PT e do governo, aliviados com as informações que constam nos documentos que embasaram a Operação Acarajé, de que não há nenhuma evidência de que o marqueteiro João Santana tenha recebido dinheiro ilegal para as campanhas de Lula e Dilma. Então, o juiz Sérgio Moro teria autorizado a prisão de Santana por suspeita de financiamento oculto para as campanhas presidenciais na República Dominicana? É evidente que o objetivo de Sérgio Moro é derrubar o governo. É evidente que Moro está alinhado à oposição e à estratégia de Gilmar Mendes no TSE (Tribunal Superior eleitoral). Pessoas minimamente antenadas teriam percebido desde o início a estratégia de Moro – porque é óbvia, pouco sutil. É impressionante, no entanto, a facilidade com que iludiu seus principais alvos, a presidente Dilma Rousseff e seu conselheiro-mor, o Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo.

A um passo de entregar o pré-sal. É a obra coletiva de Paulo Roberto Costa, Sérgio Moro e José Serra

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 23/02/2016 . O Senado aprovou, por 33 votos a 31 a tramitação em regime de urgência do PLS 131, de José Serra, que retirar o percentual mínimo de 30%  da Petrobras na exploração das jazidas de petróleo do pré-sal. Qualquer pessoa que não seja obturada verifica duas coisas. Não precisa sequer ser nacionalista ou de esquerda. Primeiro, que não pode haver urgência em vender jazidas de petróleo num momento em que o barril roda pelos 30 dólares e nenhuma petroleira está pondo um tostão em novas explorações. Segundo, porque o pré-sal é, entre todas as frentes exploratórias da Petrobras, a que une maior volume como maior produtividade e menores custos: US$ 8 dólares por barril, excetuados impostos e taxas. E, ainda, produção ascendente, porque nossa segunda maior jazida – o pós sal da Bacia de Campos – é antiga e está em declínio.

Desvio de R$ 425 milhões do PSDB (Publicado em 4 de ago de 2013)

Imagem
Imagem
Um estudo constata disparidades de longevidade cada vez maiores entre as pessoas nos extremos da escala econômica. Estresse pode ser uma das causas Zoë Carpenter - The Nation Carta Maior - 23/02/2016 Para uma mulher pobre nascida nos anos vinte, chegar aos 50 anos de idade era um feito e tanto. Ela teria que superar a difteria, a tuberculose, a ancilostomíase e a poliomielite, para não falar das complicações do parto, que  matavam cerca de 800 mulheres  a cada 100 mil nascimentos no início daquela década. O  uso generalizado da penicilina  no tratamento das moléstias infecciosas só aconteceria dali a vinte anos; o Medicaid [programa de saúde voltado para pessoas de baixa renda] só seria criado depois de quatro décadas. Se ela passasse dos 50, o mais provável, em média, é que ela vivesse até os 80 anos de idade. E isso parece bom, até você considerar que mulheres mais ricas, nascidas naquele mesmo tempo, viviam cerca de quatro anos a mais.

Umberto Eco: professor que sabia tudo

Imagem
Pepe Escobar Пепе Эскобар  Traduzido por    Coletivo de tradutores Vila Vudu 23/02/2016 Era uma vez na Renascença Italiana, e intelectuais sérios erguiam os olhos para o polímata Pico della Mirandola, como "o último homem que sabe tudo". Em nossa terra pós-moderna devastada,  Il Professore  ("o professor") Umberto Eco (1932-2016) foi, pode-se dizer, o último homem pós-renascença que sabia tudo. Filósofo, semiologista, professor de erudição épica, especialista em estética medieval, autor de ficção e não ficção, Eco oscilou gozosamente entre os papeis de " Apocalípticos e Integrados " – título de um de seus livros seminais (1964). O toque que é sua marca registrada é uma síntese deliciosamente erudita de trágico otimismo – como se fosse, ele, o sonhador erudito supremo. Não só escreveu vários ensaios impagáveis de estética, linguística e filosofia e criticou em profundidade a midiaesfera global; foi também autor de ficção  best-seller , de 

Débora Melo: A que veio o Partido da Mulher Brasileira?

Imagem
Nova legenda Antifeminista, com bancada majoritariamente masculina e senador acusado de abuso sexual, PMB leva falta de ideologia a novo patamar por  Débora Melo  — na Carta Capital -   publicado  23/02/2016  Geraldo Magela / Agência Senado Para Hélio José, o senador do PMB, mulheres proporcionam "alegria e prazer" aos homens Ao anunciar sua  filiação ao Partido da Mulher Brasileira (PMB), em  dezembro de 2015, o senador Hélio José, do Distrito Federal, fez questão de exaltar as qualidades do sexo feminino, segundo a sua interpretação. “O que seria de nós, homens, se não fosse uma mulher para estar do lado, para nos trazer alegria e prazer?”, discursou no plenário. Conhecido em Brasília como “Hélio Gambiarra”, o senador era suplente de Rodrigo Rollemberg (PSB) e assumiu a cadeira pelo PSD após a eleição do titular ao governo do DF. Em 2010, quando era filiado ao PT, José foi acusado de abusar sexualmente da própria sobrinha, uma menor de idade. Ele nega a

JN foi "ouvir" Lula e escutou resposta sobre mansão dos Marinhos.

Imagem
Por Zé Augusto - 23/02/2016 Na segunda-feira (23), o Jornal Nacional da TV Globo teve overdose de Lava Jato. Uma matéria de 9 minutos sobre o pedido de prisão ao publicitário João Santana. Achou muito? Pois teve outra matéria de 3m33s sobre... João Santana. Outra de 2m44s sobre um engenheiro ligado a um estaleiro que também foi preso.  E mais outra de 2m45s, dizendo que o relatório da PF cita Lula. Isso porque encontraram anotação de 2013 no telefone de Marcelo Odebrecht onde está escrito: prédio IL R$ 12,4 milhões. O policial que fez o relatório deduziu que IL poderia ser Instituto Lula e poderia haver "crime". Se a PF tivesse mais cuidado, em vez de fazer especulações, conferiria (até no Google) que a sede do Instituto Lula é uma casa, boa mas sem luxo, no mesmo lugar que já funcionou o Instituto da Cidadania há anos e pelo aspecto que ainda tem hoje (lembram-se da bomba que explodiu na garagem?) é praticamente impossível que custasse sequer uma fração disso se tives

Damasco aceita declaração dos EUA e Rússia sobre cessar-fogo

Imagem
. Sputnik News - 23/02/2016 As autoridades sírias concordaram com as condições dos EUA e Rússia de cessar as ações militares em determinados territórios, ao mesmo tempo que prosseguem os esforços militares para combater os agrupamentos terroristas Daesh e Frente al-Nusra, notificou a agência síria SANA citando um comunicado do governo. “A República Árabe Síria declara o seu consentimento em parar as ações militares, continuando a luta contra o Daesh e Frente al-Nusra e outras organizações terroristas no âmbito da declaração russo-americana”, diz-se no comunicado do Ministério do Exterior sírio.

MPF reconhece incompetência de Moro na Operação Lava Jato

Imagem
OUTRA FACE Quatro operações que formaram a Lava Jato não tinham liame concreto entre os fatos e os investigados que permitisse a reunião das investigações por  Bruno Milanez   publicado  23/02/2016 10:37,  última modificação  23/02/2016 11:04 AGÊNCIA BRASIL MPF reconheceu a incompetência de Sergio Moro, que ignorou a questão e segue à frente da operação Canal Ciências Criminais  – Há mais de dois anos, tudo o que se desenvolve no âmbito da 13ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Curitiba é noticiado como sendo decorrente da Operação Lava Jato. Em realidade, no início dessa megaoperação, existiam quatro investigações paralelas – com nomes distintos -, cujo foco eram quatro supostos doleiros. Eram elas: Operação Bidione (investigado principal Alberto Youssef), Operação Dolce Vita (investigada principal Nelma Kodama), Operação Casablanca (investigado principal Raul Srour) e Operação Lava Jato (investigado principal Carlos Habib Chater). Oportuno ressaltar que das

Distorções do sistema tributário brasileiro.

Imagem
Desnudando o 1% brasileiro . Por Róber Iturriet Avila - no Brasil Debate - 22/02/2016 As alíquotas máximas de IR no Brasil foram reduzidas até chegarem aos atuais 27,5%; uma das principais distorções do sistema tributário brasileiro é a isenção de imposto de renda dos lucros e dividendos, sendo que essa é a principal fonte de renda do 1% mais rico Email Share Somente a partir do final de 2014 a Receita Federal do Brasil passou a disponibilizar mais dados brutos das declarações de imposto de renda pessoa física. À medida que essas informações vêm à tona, é possível estabelecer algumas conclusões. Uma delas é que a Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (PNAD) não é precisa no que tange à renda dos estratos superiores da sociedade brasileira. Outra conclusão é que a concentração de renda é superior ao que as  surveys  transmitem.

Frente Brasil Popular propõe ações de enfrentamento à crise

Imagem
Em um contexto de instabilidade política e econômica no Brasil, os movimentos se encontram numa posição de unificação semelhante aos tempos em que FHC presidia o país. Na manhã desta segunda-feira (22), diversas entidades sindicais, sociais e estudantis, além de lideranças políticas, se reuniram na capital paulista para o encontro da Frente Brasil Popular, criada em setembro de 2015, e que tem como princípio o enfrentamento ao conservadorismo e à política econômica vigente. Por Laís Gouveia  Roberto Parizotti   Durante a manhã, a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e o ex-governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), foram convidados a explanarem sobre a conjuntura atual que o país enfrenta. Na parte da tarde ocorreu o encaminhamento do calendário de lutas e a proposta de programa de emergência para saída da crise. Em sua fala, Jandira afirmou que se agrava a agenda política no Brasil e que se preocupa com o posicionamento do governo, consequência da busca pela gov

O que é isso, Dilma? (essas propostas não são nossas!)

Imagem
Em política, a cegueira fatal é daquele que não quer enxergar por covardia. Priorizar a pauta da austeridade é atirar contra sua própria base. Lindbergh Farias e João Sicsú - na Carta Maior - 22/02/2016 Fizemos o Brasil mudar. O presidente Lula transformou a história do Brasil. Aqui foi estabelecido um modelo de crescimento, com inclusão social e distribuição de renda. Elegemos a presidente Dilma para dar continuidade ao projeto de desenvolvimento iniciado pelo presidente Lula. Reconhecemos as dificuldades que a presidente Dilma tem enfrentado: o conservadorismo do Congresso, a campanha oposicionista da grande mídia e os movimentos golpistas pelo impeachment.    Sempre estivemos, e estaremos, ao lado da presidente na defesa do seu mandato e dos valores democráticos. Reconhecemos também os problemas da economia mundial, suas crises e desaceleração generalizada. Contudo, a presidente errou, em 2015, ao convidar Joaquim Levy para dirigir a pasta da Fazenda. S

FHC: denúncias feitas por ex-namorada são 'invenções', 'coisas menores'

Imagem
"Vocês estão insistindo em um tema que não existe. É invenção. São coisas menores", disse FHC Jornal do Brasil - 23/02/2016 Na segunda-feira (22), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso classificou como "invenção" e "coisas menores" as denúncias de que ele teria usado a Brasif S.A. Exportação e Importação para enviar ao exterior dinheiro para a jornalista Mirian Dutra, com quem manteve um relacionamento extraconjugal, e para o filho dela, Tomás Dutra. As informações são da  Folha de S. Paulo . "Não tem fato. O que foi que eu fiz de errado? Nada. Vocês estão insistindo em um tema que não existe. É invenção, não sei de quem. São coisas menores. Estou preocupado com o Brasil." O ex-presidente destaca que ainda não ter "denúncia nenhuma" e que a própria empresa disse que não é verdade. FHC acrescentou não ter nada a "temer e esconder" e voltou a afirmar que a relação com a jornalista "pertence ao âmbito pessoa

Programa do PT exibido nacionalmente em 23/02/2016

Imagem

A “investigação” da PF “suspeita” da construção em 2013 de prédio que existia há mais de 10 anos

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 23/02/2016 . Mesmo sem poder trabalhar, com uma febre que me persegue desde domingo, não posso deixar passar o absurdo que estamos vivendo. A Polícia Federal, aquela que há mais de um ano não consegue descobrir quem colocou uma escuta clandestina dentro de suas próprias instalações,  produz e divulga um relatório  onde diz que, “não temos provas, mas pode ser que Lula tenha sido beneficiado por recursos da Odebrecht”. Vejam: “Assim, caso a rubrica “Prédio (IL)” refira-se ao Instituto lula, a conclusão de maior plausibilidade seria a de que o Grupo Odebrecht arcou com os custos de construção da sede da referida entidade e/ou de outras propriedades pertencentes a Luiz Inácio Lula da Silva.” A mensagem, fique claro, é de 2013. O que será que leva um imbecil  a escrever tal coisa num relatório – convenientemente vazado para a imprensa “amiga”? Aliás, um relatório escorregadio, na base do “pode ser”, “não temos certeza, mas…” e um inacreditável “as