Pesquisa revela que “ansiedade do fim do ano” afeta 86.4% dos inquiridos

Fonte: Diário do Povo Online 28.12.2016

.
Com a proximidade do final do ano, grande parte da população chinesa sente um aumento da ansiedade e pressão, um fenómeno conhecido como “ansiedade do fim do ano”.
Na semana passada, o China Youth Daily Survey Center inquiriu 2003 pessoas, tendo 86.4% admitido sofrer desse tipo de ansiedade, com 62.9% a afirmarem que o principal motivo é a pressão econômica.
Os inquiridos acreditam que a ansiedade seja principalmente causada por fatores como a pressão econômica (62.9%), a pressão laboral (51%) e as relações interpessoais (32.3%). Além destes fatores também se destacaram o desenvolvimento pessoal (31.8%), a vida emocional (24%) e a pressão académica (19.6%).

Os dados recolhidos revelaram ainda que: 44.5% dos entrevistados acreditam que a ansiedade poderia ser causada pela interação social; 44% admitiram que o estado ansioso se deve ao excesso de trabalho ou estudo; 41.3% acham que a ânsia pode ser uma consequência da falta de planos para o novo ano; 41% afirmou que o facto de não terem cumprido todos os objetivos delineados é uma das causas; 40.9% vêm o fim do ano como um sinal da rápida passagem do tempo, associada ao envelhecimento; e 36.2% acreditam que a ansiedade se deve ao aumento dos gastos associados ao final do ano e as suas festividades.
Wu Guohong, professor associado da Escola de Desenvolvimento Social e Políticas Públicas do Departamento de Psicologia da Universidade Fudan, acrescentou que paralelamente aos fatores ambientais, existem as razões individuais de cada pessoa.
“Atualmente, as pessoas gostam de desenvolver planos, normalmente fazem-no no início do ano, no entanto, com a aproximação do fim do mesmo, apercebem-se que não atingiram os objetivos delineados. A sensação de não ser capaz de cumprir os planos atempadamente tem também influência no estado psicológico dos indivíduos, aumentando a ansiedade”.
(Web editor: Renato Lu, editor)

Comentários